Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

TRUMP COMEÇA A MATAR NA VENEZUELA

O presidente Donald Trump afirmou que militares dos EUA destruíram um barco saindo da Venezuela, matando 11 pessoas; esclareceu que 
a embarcação pertencia à facção Tren de Aragua, grupo que atua sob controle de Nicolás Maduro e é responsável por crimes violentos. O ataque ocorreu em águas internacionais quando transportavam drogas rumo aos EUA. Trump destacou que nenhum soldado americano foi ferido. O presidente publicou imagens do ataque mostrando explosão e incêndio no mar. Marco Rubio confirmou a ação, mas errou ao escrever “Caribe”. Até a noite, o Pentágono não apresentou provas sobre drogas ou identidade dos mortos. Maduro, sem mencionar o ataque, acusou Rubio de querer manchar Trump de sangue. Ele disse que os EUA buscam petróleo, gás e terras férteis da Venezuela. Também acusou Washington de tentar destruir o projeto bolivariano.

Maduro afirmou que a Venezuela terá paz com soberania. O Tren de Aragua é facção criminosa transnacional ligada ao PCC e Comando Vermelho. Os EUA classificaram o grupo como terrorista, junto a cartéis mexicanos e gangues da América Central. Washington enviou sete navios de guerra e um submarino nuclear para o Caribe. Também opera aviões espiões na região, sob justificativa de combater o tráfico. Analistas veem a operação como pressão sobre Maduro. A Colômbia considerou a presença militar dos EUA no Caribe “desproporcional”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário