Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

ATAQUE A REFINARIAS RUSSAS

Um ataque de drones da Ucrânia, na noite de sábado, 13, atingiu a refinaria de Kirishi, uma das maiores da Rússia, na região de Leningrado, provocando explosões e incêndio. 
O governo ucraniano afirma que a instalação alimenta o esforço de guerra de Moscou. A refinaria, operada pela Surgutneftegas, processa 17,7 milhões de toneladas de petróleo bruto por ano, cerca de 355 mil barris diários. Mais de três anos após a invasão russa, drones se tornaram arma central dos dois lados. Recentemente, drones russos cruzaram a fronteira da Polônia, levando a Otan a enviar caças para abatê-los. A ação elevou preocupações sobre expansão dos combates além da Ucrânia. No sábado, o espaço aéreo da Romênia também foi invadido por drone russo.

Romênia e Polônia, membros da Otan e da União Europeia, estão em alerta máximo. O governo romeno classificou o episódio como “ação irresponsável”. O Ministério da Defesa afirmou que o drone foi interceptado por caças F-16. O equipamento sobrevoou Dobruja por cerca de 50 minutos. Segundo Bucareste, a Rússia desrespeita normas internacionais e ameaça a segurança regional. A ministra das Relações Exteriores, Toiu Oana, convocou o embaixador russo para protesto formal. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, condenou a incursão. Ela considerou o ato uma “violação flagrante da soberania da União Europeia”. Von der Leyen destacou que a UE trabalha em conjunto com Bucareste e outros países para proteger o território europeu. Reforçou ainda a solidariedade da União Europeia com a Romênia diante das provocações russas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário