Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de setembro de 2025

EXÉRCITO DE ISRAEL INVADE UNIVERSIDADE, NA CISJORDÂNIA

O Exército de Israel invadiu a Universidade de Birzeit, a 10 km de Ramallah, na Cisjordânia ocupada, na madrugada da segunda (22). 
A informação foi divulgada pelo jornal israelense Haaretz, com base em declarações da própria universidade. Os comunicados originais não estão mais disponíveis na página da instituição no Facebook. Segundo o jornal, tropas israelenses agrediram guardas da segurança e os amarraram. Dois deles precisaram ser levados ao hospital após a ação militar. O Exército de Israel não comentou o episódio até o momento. Soldados também destruíram murais relacionados à guerra em Gaza. Além disso, distribuíram panfletos a estudantes e funcionários. Em um dos textos, comparavam organizações estudantis a grupos terroristas. O material alertava que a participação nessas atividades ameaçaria o futuro acadêmico dos alunos.

O reitor de assuntos estudantis, Ghassan Barghouti, falou à rádio Al-Alam. Segundo ele, 11 veículos militares entraram no campus após a meia-noite. As ações se concentraram na Faculdade de Artes, Humanidades e Teatro. O vice-reitor Yasser Amori também comentou a invasão à emissora Al-Arabi. Ele afirmou que esta foi a terceira ação militar desde o início da guerra em Gaza. Segundo a agência palestina Wafa, tais incursões são recorrentes. Elas incluem, além de danos, prisões de membros da comunidade acadêmica. Também há relatos de confisco de equipamentos universitários. As frequentes operações aumentam a tensão na região. E afetam diretamente a vida acadêmica em Birzeit. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário