Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

TRUMP AMEAÇA DEPOR NOVA PRESIDENTE DA VENEZUELA

Neste sábado, Donald Trump voltou a adotar um discurso mais duro ao  comentar a operação que levou à captura de Nicolás Maduro. Em uma nova  declaração, o presidente dos Estados Unidos afirmouO secretário de Estado Marco Rubio discursará no Senado dos EUA nesta quarta (28) e alertará que a líder interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, pode ser deposta, como ocorreu com Nicolás Maduro. Rubio falará a uma comissão para explicar a operação militar realizada em Caracas em 3 de janeiro, que capturou Maduro e sua esposa, Cilia Flores. Ele também tratará dos próximos planos de Donald Trump para a Venezuela, após uma reaproximação bilateral e negociações para impulsionar a indústria petrolífera. Segundo trechos divulgados, Rubio dirá que Delcy “conhece muito bem o destino de Maduro”. Os EUA acreditam que seus interesses podem se alinhar aos objetivos de Washington, mas admitem uso da força para assegurar cooperação se outros métodos falharem. Delcy tem alternado retórica dura para consumo interno e tom conciliador com Trump para o exterior. A advertência vem após ela rejeitar ordens dos EUA e defender que a política venezuelana resolva conflitos.

Relatórios de inteligência dos EUA questionam a capacidade de cooperação da líder interina. Rubio aceitou a audiência após pressão democrata, que acusa a Casa Branca de exceder autoridade ao agir sem aval do Congresso. Maduro e Cilia foram levados a Nova York
para julgamento por narcotráfico; eles negam. Rubio dirá que os EUA não estão em guerra
e que a ação não teve baixas americanas nem ocupação militar contínua. Trump cobra benefícios às petrolíferas dos EUA e Rubio se reunirá com María Corina Machado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário