Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de julho de 2025

RADAR JUDICIAL

PARIS SAINT-GERMAIN X CHELSEA

Finalmente, o time francês, Paris Saint-Germain, enfrentará, no domingo, 13, o time inglês Chelsea, de onde sairá o campeão dos clubes. O Real Madrid, atual campeão da Europa, sofreu ontem, nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes, goleada de 4 a 0, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. O Paris Saint-Germain, nos primeiros 10 minutos, marcou dois gols, e continuou massacrando o Real Madrid que não teve forças para reagir. O primeiro tempo terminou com o elástico placar de 3 a 0. Neste mesmo estádio acontece a final entre o time francês e o inglês, saindo daí o campeão da Copa.   

BRASILEIROS PROTESTAM CONTRA TRUMP

Verdadeira enxurrada de manifestações de brasileiros nas redes sociais contra a baixeza do presidente Donald Trump. Os brasileiros escrevem mensagens, tais como "deixe o Brasil em paz", "Brasil soberano" e de que o país "não é terra sem lei" ou "o Brasil não é seu quintal". O chantagista Trump resolveu restringir os comentários em sua postagens, mas quando reabriu as críticas a Trump retornaram. A tarifa de 50% imposta por Trump não tem sentido econômico, mas meramente político, porquanto o Brasil importa mais do que exporta para os Estados Unidos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou que o Brasil "não aceitará ser tutelado por ninguém" e estuda com sua equipe a forma para retaliar o tarifaço de Trump.    

ANCELOTTI É CONDENADO

O técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, foi condenado pela Audiencia Provincial de Madri, na Espanha, a um ano de prisão, pela prática do crime de fraude fiscal, em 2014. Ele deverá pagar à Fazenda espanhola a importância de 386.361,93 euros. Na decisão, ele foi absolvido da causação do ano referente ao ano de 2015, por falta de provas quanto à sua residência fiscal no país, naquele período. Ancelotti omitiu rendimentos conseguidos com a exploração de sua imagem e sua defesa direcionou para alegar que seguiu orientação de assessores, mas não prestou para livrar-lhe da condenação. 

JUSTIÇA LIBERA PRESOS POR FALTA DE ESPAÇO

O juiz Guilherme Augusto Portela de Gouvea, da Vara de Execuções Penais da Comarca de Joinville/SC, determinou liberdade para 89 presos nos próximos dias, na ala do regime semiaberto da Penitenciária Industrial, em virtude da falta de espaço. O magistrado invocou os termos da Súmula Vinculante 56 do STF que impede manter presos em regime mais rígido por falta de vagas. A penitenciária comporta 180 presos no semiaberto, mas abriga 269. Receberam o benefício 22 apenados, porque sem faltas disciplinares graves, e não precisarão usar tornozeleira eletrônica, mas serão obrigados a recolhimento noturno, comparecer mensalmente à Justiça e comprovar atividade laboral. Outros 51 apelados foram autorizados a cumprir a pena em casa, com monitoramento eletrônico e 17 presos aguardam avaliação técnica para liberação em prisão domiciliar.   

GREVE: 60 DIAS

A greve dos professores da rede municipal de Salvador completou 60 dias sem solução. Os professores reivindicam piso salarial nacional de R$ 4.867,77. As duas partes queixam-se de falta de diálogo. A gestão municipal informou que 135 mil estudantes estão sem aulas, com 426 escolas vazias e mais de 8.400 professores foras das escolas. A greve teve início no dia 6 de maio e o Tribunal de Justiça da Bahia considerou o movimento grevista ilegal, através de decisão do juiz Adriano Augusto Gomes Borges. No Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli manteve a ilegalidade do movimento. Uma professora assegurou que "a prefeitura fez cortes no mês passado de quem está em greve".

Salvador, 10 de julho de 2025.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário