Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de julho de 2025

FRANÇA PROMETE RECONHECER ESTADO DA PALESTINA

___________________________________________________________________________________

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou que o país reconhecerá oficialmente o Estado da Palestina, sendo o primeiro membro do G7 a tomar essa decisão. O anúncio formal será feito em setembro, na Assembleia-Geral da ONU. Macron afirma que a medida visa contribuir para a paz no Oriente Médio e o fim da guerra em Gaza, pedindo cessar-fogo, libertação de reféns e ajuda humanitária. Ele também defende a desmilitarização do Hamas e a reconstrução da Palestina, com garantia de segurança para Israel.

A decisão rompe com a tradição diplomática francesa de reconhecer a Palestina apenas após acordo com Israel, e aumenta a pressão europeia sobre o governo israelense. Israel reagiu negativamente, acusando a França de "recompensar o terrorismo". Outros países, como Espanha, Irlanda e Noruega, também reconheceram recentemente o Estado palestino.

Macron elogiou o presidente palestino Mahmoud Abbas por condenar o ataque do Hamas em outubro de 2023. Ele defende que a Autoridade Palestina reassuma o controle de Gaza, proposta rejeitada por Israel. O texto também relembra que Israel, sob Netanyahu, já apoiou o Hamas indiretamente como estratégia para dividir os palestinos e enfraquecer a criação de um Estado palestino unificado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário