O projeto europeu começou em 2020 e deve ser concluído em 2029. Ele ligará as ilhas de Lolland (Dinamarca) e Fehmarn (Alemanha), substituindo balsas que atualmente fazem a travessia em 45 minutos por viagens de carro de 10 minutos ou trem de 7 minutos. A obra tem orçamento de € 7,4 bilhões (R$ 42,1 bilhões) e envolve precisão milimétrica para encaixar os 89 elementos gigantescos de concreto, cada um com 217 metros de comprimento e 73 mil toneladas.
A construção conta com seis linhas de produção trabalhando 24h por dia, sete dias por semana. A operação exige dragagem, colocação dos blocos com rebocadores e fixação subaquática com precisão de 15 mm. Inspirado no Oresund (ponte-túnel entre Dinamarca e Suécia), o Fehmarnbelt deve integrar melhor o norte da Europa e serviu de inspiração para uma réplica feita com 800 mil peças de Lego. O túnel Santos-Guarujá, previsto para 2030, terá custo estimado em R$ 6,84 bilhões e usará tecnologia similar. Apesar da diferença de escala, ambos os projetos apostam em menor impacto ambiental e maior eficiência de transporte.
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