Pesquisar este blog

sábado, 26 de julho de 2025

"INSANA" A SOBRETAXA DE TRUMP


___________________________________________________________________________

Al Gore
Durante a 15ª edição do Expert XP, em São Paulo, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, classificou como “insana” a sobretaxa de 50% imposta por Donald Trump sobre produtos brasileiros, a partir de agosto. Para Gore, a medida provavelmente não durará, mas reflete a influência das grandes corporações de combustíveis fósseis sobre o atual governo americano.

Gore destacou o papel estratégico do Brasil na transição energética global, afirmando que o país é o centro desse processo por ter quase 90% de sua matriz energética baseada em fontes renováveis. Segundo ele, o Brasil reúne uma combinação única de biodiversidade, recursos naturais e oportunidades econômicas ligadas à energia limpa.

O ex-vice-presidente explicou que sua gestora de investimentos, a Generation, que administra US$ 16,5 bilhões, pretende intensificar sua atuação no Brasil, inclusive com a instalação de um escritório no país. A empresa foca na transição energética justa e vê o Brasil como destino prioritário de seus investimentos.

Gore ressaltou também o potencial brasileiro na produção de aço e cimento verde, setores em expansão, impulsionados pela demanda por produtos com baixa pegada de carbono. Ele afirmou que investidores têm a chance de lucrar com essa tendência. Para Gore, o Brasil pode se tornar exemplo mundial ao mostrar que é possível crescer economicamente sem depender de combustíveis fósseis. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário