Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de julho de 2025

PAÍSES RECONHECEM O ESTADO PALESTINO

____________________________________________________________________________________

Homens carregam suprimentos em Gaza
Israel iniciou ontem, 27, uma “pausa humanitária” diária nos combates em Gaza, das 10h às 20h, para permitir a entrada de ajuda, como alimentos e remédios. A trégua ocorre em áreas onde as tropas não operam. Caminhões começaram a cruzar a fronteira do Egito para inspeção em Kerem Shalom. Também foi retomado o lançamento aéreo de ajuda, com aviões da Jordânia e dos Emirados jogando toneladas de alimentos no território. A ONU celebrou a trégua, mas uma porta-voz das Nações Unidas Unicef, Rosalia Bollen, criticou: "A ajuda que as famílias de Gaza precisam é imensa, vai muito além de simples pacotes de alimentos".

Israel nega bloqueio à ajuda e culpa o Hamas pelo desvio dos carregamentos, mas organizações internacionais afirmam que há fortes restrições. Ativistas que tentam entregar suprimentos por mar foram interceptados, e o barco Handala foi confiscado em águas internacionais. A OMS denunciou que a desnutrição atinge níveis alarmantes, com aumento das mortes infantis por fome, classificando o bloqueio como deliberado e evitável.

Enquanto isso, a pauta do reconhecimento do Estado palestino volta à ONU. A França anunciou que fará o reconhecimento formal em setembro, influenciando outros países. A reunião da ONU discute uma solução de dois Estados, reforma da Autoridade Palestina, desarmamento do Hamas e normalização com Israel. Já são 142 países que reconhecem o Estado palestino. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário