Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de julho de 2025

RADAR JUDICIAL

IRÃ DESMENTE TRUMP

O Irã, através do ministro de Relações Exteriores, Abbas Araghchi, desmentiu manifestação do presidente Donald Trump de que haverá retorno imediato do diálogo entre os dois países. O Irã assegura que tem necessidade de garantia de que as negociações não serão interrompidas por ataques, como ocorreu em junho. Arghchi afirmou: "Não acredito que as negociações serão retomadas tão rapidamente. Para decidirmos retornar o engajamento, precisamos primeiro garantir que os Estados Unidos não voltem a nos atacar militarmente durante as negociações". O ministro informou que "as portas da diplomacia nunca se fecharão". Trump comparou o bombardeio sobre o Irã com as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, na Segunda Guerra Mundial. Disse Trump: "Foi essencialmente a mesma coisa. Aquilo acabou com a guerra". 

FREIRA BRASILEIRA É AFASTADA NO VATICANO

A Irmã Aline Ghammachi, ex-abadessa de quatro comunidades religiosas na Itália, foi afastada, depois de uma carta anônima com acusações. A correspondência sem assinatura ou provas documentais, datada de 9 de janeiro de 2023, acusa a freira de manipular e maltratar religiosas e o Vaticano promoveu fiscalizações no mosteiro de Vittorio Veneto, onde a freira vivia em clausura com 18 monjas. A denúncia foi originada de uma freira responsável pelas noviças, juntamente com três religiosas. A Irmã Aline afirma que uma das autoras acessava sites pornográficos. As acusações contra a irmã Aline comprovaram que ela desviava recursos, mas perícia financeira não encontrou qualquer irregularidade. Só resta à Irmã Aline recorrer à segunda instância eclesiástica, face a ausência de liderança no decastéreo responsável pela primeira instância.  

PRESIDENTE DOS CORREIOS SAI

Fabiano Silva dos Santos, atual presidentes dos Correios, deverá deixar o cargo, apesar de seu mandato terminar somente em agosto. O presidente comunicou aos diretores que atravessa por forte pressão da Casa Civil para fechar agências em todo o país e reestruturar a empresa, ecnomizando em torno de R$ 1 bilhão. Pela PDV, os Correios terão de demitir 4 mil funcionários e, se houver fechamento de agências, as demissões alcançarão 8 mil servidores. O prejuízo da empresa, no ano passado, foi de R$ 2,6 bilhões e atribui-se a culpa nas mudanças de regras de importação sobre compras internacionais. Com tudo isso, a direção dos Correios é pretendida pelo União Brasil. 

BRASILEIRO DESAPARECIDO NA UCRÂNIA

Wagner da Silva Vargas, 29 anos, paranaense que rumou para integrar as forças da Ucrânia na guerra contra a Rússia, está desaparecido desde o dia 15 de junho, segundo informação da Direção-geral da Corporação Militar das Forças Armadas à Embaixada do Brasil em, Kiev. Ele é natural de Santo Antônio do Sudoeste, e mantinha comunicação diário com a mãe, tendo sido o último contato no dia 11 de junho. Nas imediações da data do desaparecimento ele participou de um combate contra a Rússia. A família do brasileiro recebeu aviso do desaparecimento de Silva Vargas na sexta-feira, 27, e ele tinha avisado que ficaria sem o celular por alguns dias, porque iria para a linha de frente.

Santana/Ba, 1º de julho de 2025.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.     



Nenhum comentário:

Postar um comentário