ESCRITORA NEGRA NA ACADEMIA
A Academia Brasileira de Letras, em 128 anos, recebeu a primeira escritora negra, na quinta-feira, 10. Ana Maria Gonçalves é autora do livro "Um defeito de cor" e ocupará a cadeira 33, desocupada em maio com a morte do professor e gramático Evanildo Bechara. Ela foi eleita com 30 dos 31 votos, concorrendo com 12 candidatos. Ana Maria é roteirista e dramaturga e foi vencedora do Prêmio Casa de las Américas, em 2007, com o livro "Um defeito de cor".
NOBEL DE ECONOMIA DEFENDE IMPEACHMENT DE TRUMP
O vencedor do Nobel de Economia de 2008, Paul Krugman, pugnou pelo impeachment do presidente Donald Trump, depois da taxação de 50% dos produtos brasileiros para entrar nos Estados Unidos. Ele diz que não há razão econômica para esse posicionamento e a ocorrência deu-se unicamente por motivações políticas. Diz Krugman: "Se ainda tivéssemos uma democracia que funcionasse, essa jogada contra o Brasil seria, por si só, motivo para impeachment".
DOIS ADVOGADOS NO TSE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou os advogados Estela Aranha e Floriano de Azevedo Marques para o cargo de ministros efetivos do TSE, na classe de juristas, de conformidade com publicação de ontem. Floriano foi reconduzido para mais dois anos e Estela cumprirá o primeiro mandato; ele é natural de São Paulo, 57 anos, e assumiu o primeiro mandato em 2023. Estela é também paulista e atuava na assessoria no gabinete da Presidência do TSE. O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ e dois representantes da classe dos juristas. A presidência do TSE cabe a ministros do STF; atualmente é dirigido pela ministra Cármen Lúcia.
DEPUTADA PEDE BLOQUEIO DE CONTAS DE EDUARDO BOLSONARO
A deputada Erika Hilton pediu ontem, 10, ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que bloqueie contas bancárias do deputado federal Eduardo Bolsonaro, licenciado do cargo; pediu também bloqueio de investimentos financeiros, propriedades e doações em dinheiro efetivadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para custear estada de Eduardo nos Estados Unidos. O parlamentar pediu licença, alegando perseguição política; ele está sendo investigado pelo STF por incitar o governo americano a tomar medidas contra o governo brasileiro e o próprio STF. O inquérito contra Eduardo foi prorrogado pelo ministro Moraes por mais 60 dias. Escreveu o ministro: "Verifica-se que o investigado Eduardo Nantes Bolsonaro permanece praticando condutas com o objetivo de interferir e embaraçar o regualar andamento da AP 2.668/DF (núcleo)1), que já se encontra em fase de apresentação de alegações finais pelas partes".
PRIMEIRO SEMESTRE NO STF: 18.700 PROCESSOS
Tramitam no STF 18.700 processos, nesse primeiro semestre de 2025, tornando o menor número registrado desde 1992. A diminuição deve-se à consolidação da repercussão geral, possibilitando a separação de processos que não devem ser remetidos à Corte. A repercussão geral foi criada pela Emenda Constitucional 45, de 2004, e passou a ser aplicada depois da regulamentação pela Emenda Regimental 21, de 2007, atualmente prevista no CPC de 2015 e no Regimento Interno do STF. O objetivo é de restringir atuação do STF em recursos extraordinárias que tratam de matérias constitucionais com relevância social, política, econômica ou jurídica.
Salvador, 11 de julho de 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário