Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de junho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXXI)

COMISSÃO EUROPEIA EM KIEV

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Lyen, desembarcou em Kiev no final da semana e assegurou que o pedido de adesão da Ucrânia deverá ser finalizado até o fim desta próxima semana. Ela reuniu com o presidente Volodymyr  Zelenzky para discutir sobre o assunto. Declarou a presidente: "Voltei a Kiev para encontrar o presidente Zelensky e o primeiro-ministro (Denys) Shmygal. Vamos avaliar o trabalho comum necessário para a reconstrução e os progressos alcançados pela Ucrânia no caminho para a Europa".  

RÚSSIA DESTRÓI PONTE

Os carniceiros russos destruíram uma ponta na cidade de Severodonetsk, dificultando rotas que poderiam ser usadas para retirar civis. A ponte sobre o rio Siverskyy Donets, liga Severodontsk à cidade de Lysychansk, do outro lado do rio. O governador de Luhansk, Serhiy Gaidai, informou que as tropas continuavam a lutar, no domingo, nas ruas da cidade. Assim, foram reduzidas as três para apenas uma ponte. 

RUSSOS ATACAM COM MÍSSEIS 

Os russos dispararam vários mísseis do Mar Negro e destruíram vários edifícios residenciais em Chortkiv, cidade que fica a oeste; o bombardeio deixou 22 feridos, dos quais sete mulheres e um adolescente, devastado uma instalação militar, além de vários edifícios residenciais demolidos, segundo afirmou o governado local, Volodymyr Trush.  

PUTIN ESTÁ "FORA DE SI"        

O ex-primeiro-ministro russo, no governo Putin, no período de 2000 a 2004, Mikhail Kasyanov prevê duração da guerra na Ucrânia por dois anos e afirma que se a Ucrânia cair, "os Países Bálticos serão os próximos". Ele diz que nunca imaginaria que o seu antigo chefe desencadearia uma guerra em grande escala contra a Ucrânia, mas desconfiou "quando vi a reunião do Conselho de Segurança da Rússia apercebi-me, sim, que haveria uma guerra"; adiante: "Conheço estas pessoas e, ao olhar para elas, vi que Putin já estava fora de si. Não no sentido médico, mas em termos políticos. Eu conheci um Putin diferente". Kasyanov foi primeiro-ministro de Putin de foi demitido, passando para a oposição; ele deixou a Rússia, mora na Europa, mas não diz onde vive por temer pela sua segurança. Seu aliado e amigo, Boris Nemtsov foi assassinado perto do Kremlin, em 2015; o crítico de Putin, Alexei Navalny foi envenenado por um agente do governo e está na prisão.  

RUSSOS EXPULSAM FORÇAS UCRANIANAS

Tropas russas conseguiram expulsar os soldados ucranianos do centro da cidade de Severodontsk, depois de muito combate. O comunicado do Estado Maior das Forças Armadas ucranianas diz que "com o apoio da artilharia, o inimigo executou um ataque a Severodonetsk, com um triunfo parcial e expulsou as nossas unidades do centro da cidade. Os combates continuam". O governador da região de Lugansk, que Severodontsk integra, Serguei Gaiday, declarou que "os combates nas ruas prosseguem (...) os russos continuam a destruir a cidade", afirmou em nota no Facebook. Mostrou imagens de edifícios destruídos ou em chamas.   


BAIXAS RUSSAS ACIMA DE 40 MIL

O presidente Volodymyr Zelensky declarou hoje que "as perdas da Rússia podem ultrapassar 40 mil em junho. Durante décadas, os russos nunca sofreram tantas perdas numa guerra como agora". O presidente afirma que o Kremlin está sendo obrigado a enviar reforços para a tomada do Donbass e coloca "recrutas militares mal treinados" na região. Esta manifestação de Zelensky coincide com informação do Reino Unido: "Nas últimas semanas (...) começaram os preparativos para o destacamento de um terceiro batalhão. Normalmente, não mais do que dois batalhões participam em operações ao mesmo tempo". A Rússia não declara sobre o número de perdas na guerra.   

Salvador, 13 de junho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário