Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXLII)

RÚSSIA COM 6 MIL PRISIONEIROS

O porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashnkov, declarou que a Rússia já fez mais de 6 mil prisioneiros ucranianos, incluindo combatentes capturados ou que renderam na guerra. Ele esclareceu que os dois países já trocaram 144 prisioneiros, quase todos eles feridos e sob cuidados médicos. A Rússia é acusada de torturar os presos ucranianos. 

RÚSSIA RETIRA-SE DA ILHA DAS SERPENTES

O exército russo comunicou, no dia de hoje, que estava retirando da Ilha das Serpentes, na Ucrânia, ponto considerado estratégico na região do Mar Negro, face ao escoamento das produções agrícolas ucranianas. A ilha foi conquistada pelos carniceiros russos no mês passado, maio. O ministro da Defesa da Rússia denominou a retirada de "sinal de boa vontade", posicionamento que quer mostrar à ONU o esforço dos invasores na exportação dos cereais ucranianos. Em Kiev, a posição russa foi celebrada como vitória. Disse o comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Valery Zaluzhny: "Agradeço aos defensores da região de Odessa que fizeram todo o possível para libertar um território estrategicamente importante". 

SÍRIA RECONHECE LUGANSK E DONETSK

O ditador governante da Síria reconheceu ontem a independência e a soberania das duas províncias separatistas, no leste da Ucrânia, Lugansk e Donetsk. A Síria é governada por um carniceiro, como Putin, Bashar al-Assad, responsável pela morte de milhares de sírios. O regime extremista do governo é apoiado pelo governo russo inclusive com ajuda militar. Essas duas províncias são reconhecidas, em todo o mundo, somente pela Rússia e agora pela Síria e foi motivo da invasão russa na Ucrânia.    

COREIA DO NORTE ACUSA ESTADOS UNIDOS 

O ditador da Coreia do Norte acusou os Estados Unidos de formar a "Otan asiática". O porta-voz coreano, Zhao Lijian, declarou que o mundo deveria permanecer em vigília contra a expansão da aliança ocidental. Assegurou que "as tentativa da Otan de instigar confrontos entre blocos e formar panelinhas serão rejeitadas por todos e estão fadadas ao fracasso".  

CHINA ACUSA OTAN PELA GUERRA

O representante chinês na ONU, Zhang Jun, declarou que "as expansões depois da Guerra Fria não só falharam em tornar a Europa mais segura, mas também semearam as sementes do conflito. Não podemos permitir que esse tipo de turbulência, conflito que está afetando partes do mundo ocorra na Ásia-Pacífico". A China culpa a Otan pela Guerra da Ucrânia. O novo documento-base da Otan dará respostas às insinuações da China "bem diretamente e claramente aos desafios multifacetados colocados pela China.

CARGUEIRO RUSSO 

Um cargueiro russo partiu do porto de Berdiansk, na Ucrânia, ocupado pelos carniceiros russos. A embarcação carregava "sete mil toneladas de cereais a bordo com destino a países amigos", segundo declarou o chefe da administração pró-Moscou. Uma escolta da Marinha de Guerra da Rússia protegia o trajeto do cargueiro. A Ucrânia acusa a Rússia de roubar as colheitas de trigo de áreas ocupadas, como ocorreu no porto de Berdiansk, e procede a venda do produto ilegalmente do produto que pertence à Ucrânia.   

PUTIN FORTALECE NATO

O presidente Joe Biden declarou que a NATO vai ficar "mais forte do que nunca. Têm (os dois países Forças Armadas muito potentes, vamos aumentar a fronteira da NATO em mais de 800 milhas na fronteira entre a Finlândia e a Rússia". A manifestação do presidente aconteceu depois que a entidade admitiu a adesão da Finlândia e da Suécia, na conferência de imprensa no Parque de Exposições de Madrid, no final da cimeira de chefes de Estado de Governo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). Biden assegurou que Vladimir Putin obteve o oposto do que pretendia com a invasão da Ucrânia, pois a Europa uniu contra sua ambição de aumentar o território da Rússia.     

Salvador, 30 de junho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
      Pessoa Cardoso Advogados.      

           


Nenhum comentário:

Postar um comentário