Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXXV)

TROPAS RUSSAS RECUSAM ORDENS DE COMBATE

O Ministério da Defesa britânico, em relatório, assegurou que tropas russas estão recusando "ordens e confrontos armados", na Ucrânia. A motivação situa-se na fraca liderança, nas pesadas baixas, em problemas de pagamentos aos militares e no stress dos combates, avolumado pela deficiente logística. As tropas russas, neste domingo, recuaram diante do forte combate dos ucranianos, na cidade de Sverodonetsk. O Exército da Ucrânia anotou no Facebook: "As nossas unidades repeliram o ataque na área de Toshkivka"; na direção da vila de Orikhove, também os soldados russos retrocederam face aos ataques dos ucranianos. A cidade de Severodonetsk está sob controle russo, mas não totalmente, porque as tropas ucranianas ainda combatem na área, segundo declarou o governador local Sergiy Gaiday, no Telegram Sunday. Disse que os russos mentem quando afirmam que dominam toda a cidade.  

É GRANDE A BAIXA DOS RUSSOS 

As Forças Armadas ucranianas asseguraram que o exército russo já sofreu baixa de mais de 33 mil soldados desde o início da invasão em 24 de fevereiro. Os russos estão mandando para o combate rapazes de pouco mais de 18 anos, além de arregimentar mercenários no mundo. 

ZELENSKY DIZ QUE NÃO ENTREGA O SUL DO PAÍS

O presidente Volodymyr Zelensky, na rede social Telegram, neste domingo, declarou: "Falei com os nossos defensores: os militares, a polícia, a guarda nacional. Estão confiantes, não duvidam de nossa vitória. Não vamos dar o sul a ninguém e tomaremos de volta aquilo que é nosso".  

ZELENSKY VISITA TROPAS

O presidente Voldodymyr Zelensky visitou a cidade de Mikolaiv, no sul do país, mas não se anunciou quando se deu a visita. Na passagem pela cidade, o presidente ucraniano esteve em um hospital e concedeu honras por bravura ao prefeito Oleksandr Senkvitch e ao governador Vitali Kim, pela atuação na guerra. A Nota diz: "O presidente inspecionou o prédio da administração regional, que foi destruído por um ataque com míssil pelas forças russas". As tropas do Kremlin foram afastados pelos soldados ucranianos.

UCRÂNIA PROÍBE ARTISTAS RUSSOS

O Parlamento da Ucrânia aprovou ontem lei que proíbe a transmissão de música de artistas russos na rádio, na televisão e em espaços públicos; ficou impedida também a importação de livros da Rússia. Serão permitidos artistas e livros de autores que condenaram a invasão do país. Para cumprir a lei, o Conselho de Segurança e Defesa Nacional criará uma lista de artistas que se distanciaram do Kremlin. A proibição será suspensa quando a guerra acabar e recuperados os territórios ocupados pela Rússia.  

RÚSSIA AMEAÇA LITUÂNIA

A Rússia amaçou a Lituânia, através de "ações para proteger seus interesses nacionais", se não for restabelecida a ligação ferroviária entre o território russo e parte de terra entre a Lituânia e a Polônia. O governo da Lituânia diz que obedece embargo da União Europeia, não permitindo o trânsito de bens russos. A cidade de Kaliningrado fica isolada da Rússia, e é abastecida por produtos vindos do Kremlin. A Rússia terá de usar rotas marítimas ou aéreas, se não resolver invadir a Lituânia. 

LÍDER ACUSA UCRÂNIA DE ATAQUE A PLATAFORMA DE PETRÓLEO

O líder da Crimeia,  designado pela Rússia, Serguei Askinov, acusou a Ucrânia de ataque à península. A Crimeia foi anexada por Moscou há oito anos e a liderança assegura que a Ucrânia investiu contra plataformas de perfuração de propriedade de uma empresa local de petróleo e gás, no mar Negro; afirmam que três pessoas ficaram feridas e outros sete trabalhadores estão desaparecidos. A empresa de energia Tchernomorneftegaz, dona das plataformas, foi tomada por Moscou da operadora de gás da Ucrânia, e é alvo de sanções dos Estados Unidos e da União Europeia.   


RÚSSIA INTENSIFICA ATAQUES    

Enquanto a Rússia intensifica ataques à Ucrânia, com programação para agredir a segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, a União Europeia perde tempo com discussão sobre adesão do país à Otan. O presidente Volodymyr Zelensky afirmou: "Devemos esperar uma maior atividade hostil de Moscou. E não apenas contra a Ucrânia, mas também contra outros países europeus. Na sexta-feira, 17/6, a Comissão Europeia da União Europeia recomendou que seja concedida a condição de candidata à Ucrânia.   

UCRÂNIA E RÚSSIA FAZEM TROCA DE PRISIONEIROS

O governo ucraniano comunicou que, no sábado, 18/6, foram efetivadas novas trocas de prisioneiros com a Rússia; cinco ucranianos, quatro dos quais presos desde o início da guerra, e cinco russos foram libertados. Foi devolvido também o corpo de um civil ucraniano.  

Salvador, 20 de junho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
        Pessoa Cardoso Advogados.        




Nenhum comentário:

Postar um comentário