Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXXIII)

OCIDENTE RESISTE À RÚSSIA

Em demonstração de apoio à Ucrânia, o presidente Volodymyr Zelensky recebeu nesta quinta-feira, em Kiev os dirigentes da Alemanha, Olaf Sholz, da França, Emmanuel Macron, da Itália, Mario Draghi e Iohannis, da Romênia, quando deram entrevista coletiva à imprensa. Os líderes ouviram as queixas de Zelensky acerca do nível de ajuda que tem recebido, porque insuficiente para enfrentar as tropas russas; a lentidão na entrega de armas causa a morte de muitos ucranianos. Os países europeus reafirmaram apoio à Ucrânia, principalmente, no fornecimento de armas para combater as tropas russas. Em Bruxelas, o secretário geral da Otan, Jens Stoltenberg garantiu que "os aliados vão continuar a fornecer à Ucrânia ajuda sem precedentes".   

FRANÇA QUER CRIMEIA NA UCRÂNIA

Fonte diplomática informou nesta quinta-feira que o presidente Emmanuel Macron lutará para que a Crimeia seja incorporada à Ucrânia, de onde foi retirada. A manifestação foi promovida na visita que líderes ocidentais fizeram à Kiev no dia de hoje. A Crimeia foi tomada por Vladimir Putin em 2014. Macron disse que "a França e a Europa sempre estiveram ao lado da Ucrânia e de sua população desde o início". Pichação em prédio destruído pelos carniceiros chamou a atenção das delegações: "faça Europa, não faça guerra". Os líderes europeus trataram, fundamentalmente, de dar atenção ao presidente ucraniano, no sentido de mais armas para a guerra contra a Rússia. Segundo Oleksi Arestovich, conselheiro de Zelensky, disse que há preocupação no governo com a possibilidade de pressão para Kiev aceitar acordo de paz favorável à Rússia.   

LÍDERES APOIAM UCRÂNIA NA OTAN

Os líderes ocidentais, reunidos hoje, em Kiev, declararam apoio à candidatura "imediata" da Ucrânia à União Europeia, diante da invasão russa ao país. O presidente da França, Macron, declarou: "Nós quatro apoiamos o status (da Ucrânia) de candidato imediato ao bloco"; o líder italiano, Draghi aduziu: "A mensagem mais importante da nossa visita é que a Itália quer a Ucrânia na UE".   


RÚSSIA DIZ QUE ORGANIZA EXPORTAÇÃO DA UCRÂNIA    

A Rússia nega acusações de Kiev sobre o roubo de grãos da Ucrânia e declarou que organiza exportação de alimentos da Ucrânia pelo mar Azov. O problema do escoamento de milhões de toneladas estocadas na Ucrânia mereceu atenção do mundo diplomático, face à crise alimentar iminente. Moscou não explica, as imagens de satélite Maxar, registrando navios com bandeira russa, transportando grãos colhidos na Ucrânia, nem esclarece sobre quem é o fornecedor dos alimentos exportados agora. As imagens mostram também navios atracados no porto da península da Crimeia, controlada por Moscou e sendo carregados com grãos. A Associação de Produtores e Exportadores de Grãos da Ucrânia assegura que a Rússia roubou 600 mil toneladas de grãos do território invadido.      

Salvador, 16 de junho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário