Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXL)

MÍSSIL ATINGE SHOPPING NA UCRÂNIA

Um míssil dos carniceiros russos atingiu um shopping na Ucrânia, na manhã desta segunda-feira; no local tinha mais de mil pessoas, das quais, até o momento, foram contabilizadas a morte de duas e 20 pessoas saíram feridas. O presidente Zelensky disse que "é impossível imaginar o número de vítimas. É inútil esperar decência e humanidade da Rússia". A agressão russa deu-se na cidade de Kremenchuk, de mais de 200 mil de habitantes, onde está localizada a maior refinaria de petróleo do país.  

PUTIN VOLTA PARA KIEV 

As tropas da Rússia bombardearam no dia dia hoje, 27/6, a capital da Ucrânia, destruindo dois edifícios residenciais, causando a morte de pelo menos uma pessoa e deixando alguns feridos. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko afirmou que entre as pessoas hospitalizadas estava uma menina de sete anos: "Ela está viva. Agora estão tentando resgatar a mãe". Foram registradas pelo menos quatro explosões, em Kiev, segundo informações da France Press. 

OCIDENTE CRÊ EM ESGOTAMENTO RUSSO

Previsões de inteligência e especialistas militares acreditam que em breve a capacidade de combate da Rússia acabará e eles serão forçados a interromper a ofensiva contra a Ucrânia. Um alto comandante ocidental declarou: "Chegará um momento em que os pequenos avanços se tornarão insustentáveis à luz dos custos e eles precisarão de uma pausa para recuperar a capacidade". Os avanços sobre as cidades ucranianas estão ocorrendo de forma mais lenta, face aos altos custos da munição, especialmente os projéteis de artilharia; junte a isso o fato de a Rússia está perdendo equipamentos e homens.     

RÚSSIA E O INCUMPRIMENTO

A Rússia entrou no incumprimento de suas dívidas, situação que não ocorre desde 2018; esse cenário ocorre, quando a carência para pagamento de quase 100 milhões de dólares é ultrapassado; os pagamentos totais situam-se em US$ 40 bilhões e  o prazo de tolerância é de 30 dias e isso ocorreu no domingo, 26/6. Os títulos soberanos estrangeiros tem o calote imposto pela Rússia, face às rigorosas sanções. Segundo a Bloomberg, isso aconteceu face às "sanções ocidentais cada vez mais severas (contra a Rússia pela sua "operação militar especial" na Ucrânia) que têm bloqueado os canais de pagamento aos credores estrangeiros". O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, desmente a acusação e assegura que seu país efetuou pagamento da sua dívida externa. 

PRESIDENTE DE ANGOLA PEDE CESSAR-FOGO

O presidente de Angola, João Lourenço, pediu à comunidade internacional para buscar um cessar-fogo incondicional na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, porque "o mundo não suporta um conflito no coração da Europa". No Plenário da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, em Lisboa, disse o chefe de Estado Angolano: "Num momento em que não se conseguiu ainda superar a tensão reinante no Sudeste Asiático, na península coreana nem no Golfo Pérsico, qualquer uma delas com potencial de evoluir para uma confrontação nuclear, o mundo já não suporta o eclodir e manutenção de um novo conflito em pleno coração da Europa...".

MAIS DE 100 CADÁVERES

"Descobertas novas e devastadoras. Durante a inspeção de edifícios no bairro de Livoberezhnyi (na margem esquerda de Mariupol), foram encontrados mais de 100 civis mortos num atentado bombista", declarou Pietro Andriushchenko, conselheiro do ex-presidente da Câmara de Mariupol. Explicou que os corpos estavam "num edifício no cruzamento das ruas Peromohy Avnue e Meotydy Boulevard que foi atacado durante a ofensiva aérea. Os ocupantes (russos) não tinham planos de recuperar e enterrar os corpos".   


G7 QUER DIMINUIR PREÇO DO PETRÓLEO

Os países membros do G7 analisam a criação de um mecanismo para fixar limites no preço do petróleo da Rússia, restringido desta forma o acesso do país a recursos industriais no setor de defesa, segundo alegou um alto funcionário norte-americano, no dia de hoje, segunda-feira. As sete nações mais industrializadas do mundo, estão reunidas em Elmau, na Alemanha e pretendem também coordenar a utilização dos impostos aduaneiros sobre os produtos russos, para ajudar a Ucrânia. Por outro lado, os Departamentos do Estado e do Tesouro americanos noticiarão amanhã novas sanções contra "grandes empresas de defesa estatais" e contra dezenas de entidades e de indivíduos russos, visando a cadeia de fornecimento militar da Rússia. A medida busca limitar a capacidade da Rússia na substituição de equipamento militar perdido na guerra.         

Salvador, 27 de junho de 2023.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


       


Nenhum comentário:

Postar um comentário