Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de junho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXXIX)

RÚSSIA OCUPA SEVERODONETSK

Os carniceiros russos ocuparam a cidade de Severodonetsk, depois de muitas semanas de luta com os valorosos soldados ucranianos. O governador da cidade, Serhii Haidai, declarou que a defesa desistiu da luta contra os russos. A cidade era uma das últimas dominadas pela Ucrânia na província de Lugansk, no Donabass. A outra cidade vizinha é Lisitchansk que luta há meses, mas a força superior do inimigo poderá ceder aos invasores.     

ZELENSKY CRITICA ISRAEL

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em discurso na Universidade Hebraica de Jerusalém, criticou Israel pela resistência em aplicar sanções importantes contra a Rússia, e não prestar ajudar militar à Ucrânia, pela invasão russa. O primeiro-ministro Naftali Bennett declarou que o país mantém relações com Moscou e com Kiev, daí porque não iria impor sanções contra a Rússia. O presidente ucraniano é judeu e tem familiares em Israel, país que já visitou em várias oportunidades. Disse Zelensky: "Como eles podem não ajudar as vítimas de uma agressão como essa?"    

JORNALISTA DA UCRÂNIA FOI EXECUTADO

A investigação promovida pela ONG Repórteres Sem Fronteiras, na Ucrânia, em relatório, publicado na quinta feira, 23/6, concluiu que o fotógrafo e documentarista ucraniano Maks Levin, morto em março, foi executado por soldados russos. O corpo do jornalista for encontrado, no início de abril, depois de três semanas desaparecido. Ele era colaborador da agência de notícias Reuters e tinha quatro filhos. A ONG constatou que o jornalista e um soldado que o acompanhava, Oleksi Tchernichov, foram torturados e mortos à queima-roupa; fala-se, até mesmo que, o jornalista foi queimado vivo.  

UE E NATO COMBATEM A RÚSSIA

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov acusa Estados Unidos de fomentar coligação na União Europeia e no NATO para uma guerra com seu país. Disse que este cenário lembra "quando começou a Segunda Guerra Mundial e Hitler reuniu sob o seu estandarte uma parte significativa dos países europeus para lutarem conta a URSS". Afirmou que "este é o caminho escolhido pelos europeus". Esclareceu que "a atual infeção de russofobia da UE vá desaparecer ou seja alterada quer a curto como, sinceramente, a longo prazo". A União Europeia concedeu à Ucrânia e a Moldávia com quem o Kremlin mantém tensas relações o estatuto de candidatos à adesão.     

RÚSSIA ACUSA ESTADOS UNIDOS PELO BLOQUEIO

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia denunciou Washington por não autorizar um voo russo para repatriar diplomatas, alvos de sanções nos Estados Unidos. Acusou também Washington pelo bloqueio estabelecido pela Lituânia em Kaliningrado, quando suspendeu a utilização de seu território para a passagem de produtos russo, principalmente o aço, para Kaliningrado, cumprindo sanções da União Europeia. A Porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, declarou: "Não é uma coincidência casual a proibição do trânsito ferroviário de uma vasta gama de cargas através de Kaliningrado decidida pelo Ocidente por ordem da Administração da Casa Branca e a proibição de um voo especial para levar os nossos diplomatas para fora dos EUA (Estados Unidos da América)". 


REUNIÃO DA UCRÂNIA, RÚSSIA, TURQUIA E ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, promoverá nas próximas semanas uma reunião, em Ancara, entre Rússia, Ucrânia e Turquia para "permitir, finalmente, que os cereais ucranianos saiam dos seus silos pelo Mar Negro e que os fertilizantes russos possam ajudar a adubar as produções alimentares em todo o mundo". Guterres assegurou que esse encontro é "resultado de meses de trabalho intenso e de contacto intenso e é, porventura, a tarefa mais importante em que eu, neste momento, estou envolvido a curto prazo". Celebrado esse acordo, haverá redução dos preços dos produtos e atenuará a crise alimentar, agravado com a invasão russa.   

Salvador, 24 de junho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
  Pessoa Cardoso Advogados.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário