Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de junho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXXVI)

LUTA NO DONBASS

O governador da província de Lugansk, localizada no Donbass, na Ucrânia, Serhii Haidai, declarou hoje que os carniceiros russos planejam controle total da cidade, até o dia 26 de junho. Há mais de 15 dias as duas forças, na guerra, disputam o mando das cidades de Sevrodonetsk e Lisitchank, em região, onde os russos prevalecem, porque contam com os separatistas. O governador assegurou que a destruição de Lisitchank é catastrófica e os combates continuam na região industrial de Severodonetsk. Moscou já atua em Lugansk, república separatista reconhecida pelos russos, e as tropas de Putin concentram nessa região e na vizinha Donetsk. 

RÚSSIA PRENDE AMERICANOS

A Rússia afirma que dois americanos capturados na Ucrânia irão responder por crimes de guerra, e a pena para eles poderá ser de até a morte, segundo declaração do porta-voz Dmitri Peskov. Os dois americanos eram considerados como desaparecidos na Ucrânia. Trata-se de dois ex-militares dos Estados Unidos: Alexander Drueke, 39 anos, e Andy Huynh, 27 anos; eles inscreveram como combatentes voluntários ao lados das forças ucranianas e não voltaram de uma missão que iriam cumprir na região de Kharkiv. O porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, disse que está desaparecido um terceiro militar dos Estados Unidos.   

RÚSSIA COM TV NA UCRÂNIA

A Rússia publicou hoje a transmissão de canais de TV para mais de 1 milhão de pessoas no sul da Ucrânia. Os habitantes da cidade de Kherson terão acesso gratuito a canais de TV da Rússia, segundo anunciou o Ministério da Defesa, através de nota. Esta região foi ocupada pelos carniceiros russos com a invasão. O Kremlin divulgou esta matéria, logo depois que a Ucrânia impediu os ucranianos de terem acesso a conteúdos em russo. Um dos líderes pró-Rússia de Kherson, Cirilo Stremusov, declarou que Kherson poderá integrar a Rússia até o final deste ano, de conformidade com referendo que está sendo preparado. 

UCRÂNIA COM ARMAS PESADAS DA ALEMANHA

A Alemanha enviou para a Ucrânia lança obuses autopropulsionados Panzerhaubitze 2000, já integrados no arsenal do campo de batalha. Esses lançadores são "armas poderosas", capazes de repelir os ataques russos, na região de Donbass, no leste do país, para onde o Kremlin direcionou todos os seus ataques. Nas redes sociais, Oleksiy Reznikov assegurou que "os nossos artilheiros vão aquecer o campo de batalha". As unidades originam-se dos "stocks" de manutenção do exército da Alemanha e são fabricados no país, segundo declarou a ministra da Defesa, Christine Lambrecht. A Alemanha ofereceu treinamento aos militares ucranianos para utilização das novas armas. Depois de muitas críticas ao governo de Olaf Scholz, pela ausência no rearmamento da Ucrânia, foi bem recebido o gesto do governante alemão.  


UCRANIANOS A FAVOR DA ADESÃO À UNIÃO EUROPEIA

De conformidade com sondagem de opinião, promovida na Ucrânia, 87% da população manifestou pela integração do país à União Europeia; deste percentual, 69% estão otimistas, crentes que nos próximos cinco anos o país estará integrado à Europa; o percentual de 14%, acredita que esse cenário só acontecerá nos próximos 10 anos. A Comissão Europeia já deu o primeiro passo, com o ato de recomendação da concessão à Ucrânia de país candidato à adesão. A pesquisa, 93%, obteve a manifestação dos ucranianos de que o país será capaz de repelir os russos e 67% acredita que a guerra vai durar ainda seis meses ou mais. Desde 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, já foram mortos 4.569 civis e mais de 15 milhões de pessoas deixaram seus lares, sendo 7,7 milhões para países vizinhos e mais de 8 milhões deslocaram-se internamente, segundo dados da ONU.

Salvador, 21 de junho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário