Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXXII)

UCRÂNIA PERDE TERRAS ARÁVEIS

O ministro da Agricultura da Ucrânia, Taras Vysotskiy, em entrevista coletiva, declarou: "Apesar da perda de 25% das terras aráveis, a estrutura dos cultivos plantados este ano é mais do que suficiente para garantir o consumo" da população ucraniana. Disse mais: "Até fevereiro, a Ucrânia já havia importado cerca de 70% dos fertilizantes necessários, 60% dos produtos fitossanitários e cerca de um terço do combustível necessário para o plantio".     

PRESIDENTE DA FINLÂNDIA ACUSA RÚSSIA

O presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, declarou na segunda-feira, que a Rússia está usando armas de destruição em massa na Ucrânia. Disse o presidente: "A Rússia começou a usar armas muito poderosas, bombas termobáricas que, de fato, são armas de destruição em massa". Essas bombas são capazes de destruir tudo que encontrar no caminho. Niinisto assegurou que os países ocidentais começam a fornecer armamento pesado para frear o avanço das tropas russas. A Anistia Internacional reforçou o posicionamento da Finlândia, no sentido de uso de armamento proibido pela Rússia. 

RÚSSIA OFERECE RENDIÇÃO

O Ministério da Defesa da Rússia abriu um corredor humanitário na cidade destruída de Severodonetsk e ofereceu opção de rendição para os ucranianos. Ontem, os carniceiros russos explodiram mais pontes, que possibilitavam a saída de civis da cidade, além de cercarem a resistência das tropas da Ucrânia, que continuam resistindo, sem admitir rendição. Calcula-se que ainda há em torno de mil civis na cidade, com dificuldades de deixar o inferno que virou Severodonetsk com os bombardeios russos. 

SUMIRAM COM NAVALNI

O líder da oposição russa, Alexei Navalni preso quando retornou da Alemanha para onde foi para tratar de envenenamento, provocado por agentes do Kremlin, em viagem na Sibéria, foi transferido para prisão em local desconhecido por seus advogados. O Tribunal russo, inicialmente, determinou a prisão de Navalni, sob fundamento de violação à liberdade condicional, exatamente porque deixou a Sibéria e foi tratar do envenenamento na Alemanha. Por "violar" os termos da condicional, o Tribunal condenou o líder a dois anos meio de prisão; em março, nova pena de mais nove anos em processo de desvio de dinheiro, farsa encontrada pelos agentes russos para punir o maior opositor de Vladimir Putin.  

UCRANIANOS QUEREM ASSISTÊNCIA PARA ARMAS

Os ucranianos possuem lançadores de mísseis Javelin, equipamentos sofisticados com especificações variadas e portanto difícil seu uso sem instruções técnicas; esses equipamentos custam milhares de dólares, estavam quebrados e ninguém com condições para consertá-los. Dois americanos conseguiram colocar os lançadores em condições de uso. O Pentágono enviou mais de 5 mil sistemas Javelin para a Ucrânia, mas não prestou assistência logística oportuna e eficaz com elementos como módulos de treinamento, baterias-extra e outros fatores para enfrentamento dos russos. O míssel guiado rompe blindagens de alvos de até 4 quilômetros de distância.  

SOLDADOS RUSSOS ATACAM JORNALISTAS

Um grupo de jornalistas foram atacados por soldados russos, usando granadas na Ucrânia, de conformidade com imagens gravadas com uma GoPro; os jornalistas estavam cobrindo a guerra em Luhansk.   


RÚSSIA ENVIA CRIANÇAS PARA ADOÇÃO

A Alta-Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, declarou hoje, em Genebra, onde o Conselho realiza a 50ª sessão, que seu gabinete analisa "as acusações de deportações forçadas de crianças da Ucrânia para a Federação Russa". As informações dão conta que algumas crianças foram "sequestradas de orfanatos para serem oferecidas para adoção na Rússia". Calcula-se que milhares de crianças foram levadas da Ucrânia para a Rússia desde o início da invasão, em fevereiro.    

Salvador, 15 de junho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário