Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXXVIII)

REINO UNIDO COM NOVAS SANÇÕES

O Reino Unido publicou hoje, 23/6, novas sanções conta a Rússia, face a invasão da Ucrânia, consistente na proibição de exportação de uma séria de bens para Moscou, entre os quais itens de tecnologia, combustível de aviação e exportação de libras esterlinas ou euros; além disso, não mais será admitida a prestação de serviço, a exemplo de assistência técnica, serviços financeiros, fundos e serviços de corretagem sobre importação de ferro e aço. 

PUTIN PEDE AJUDA

O presidente carniceiro, Vladimir Putin, pediu ontem, 22/6, aos membros do BRICS ajuda para minorar as sanções aplicadas pelos Estados Unidos e Europa contra a economia russa. Putin quer aproximação com o grupo formado por Brasil, China, Índia e África do Sul. Enquanto o ocidente, Estados Unidos, Canadá e a grande maioria dos países posicionam-se contra a agressão russa à Ucrânia, somente para aumentar seu território, o Brasil e alguns poucos países permanecem numa linha neutra que só contribui para incentivar a guerra. 

PUTIN PODERÁ SUSPENDER EXPORTAÇÕES DE GÁS

O presidente Vladimir Putin está direcionando as atividades comerciais e econômicas para parceiros internacionais confiáveis, especialmente os países do Brics. Assegurou que empresas russas de TI expandem-se para a Índia e para a África do Sul. Satélites russos já fornecem transmissões de TV para 40 milhões de brasileiros. Da Índia, os russos estão abrindo lojas indianas na Rússia e aumentando a participação de carros chineses no mercado russo. Por outro lado, a Europa está-se preparando para o corte total das exportação de gás russo.   

BRICS EM REUNIÃO VIRTUAL

O presidente Jair Bolsonaro discursou, por quatro minutos, na reunião virtual de hoje, 23/06, com os países do Brics, presidentes Putin, Xi Jinping, além dos presidentes da África do Sul e Índia, mas não mencionou nada sobre a guerra na Ucrânia; rememorou o encontro que teve com o carniceiro russo, em fevereiro, pouco antes do início da agressão. O Brasil, através de Bolsonaro, busca neutralidade acerca do conflito. Foi o primeiro encontro dos países membros do Brics desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.   

TENSÃO SOBRE KALINGRADO  

O presidente da Lituania, Gitanas Nauseda, assegurou que nesta quinta-feira, em Bruxelas, será discutida sobre o regime de controles aleatórios ao transporte ferroviário da Rússia para o enclave de Kalingrado, porque bloqueada a passagem de produtos abrangidos pelas sanções impostas ao Kremlin. O presidente declarou que se trata de "um tema europeu, e não de uma questão bilateral"; disse que "a Lituânia não está introduzindo sanções próprias". A reunião prestará para os 27 países da Otan solidarizar com a Lituania, que cumpriu punição imposta pelo órgão.  

TURQUIA RESISTE COM ACESSO DA FINLÂNDIA E SUÉCIA

O governo turco resiste em votar para que Finlândia e Suécia possam integrar a Otan. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Çavusolglu declarou: "Mesmo que tenha sido assinado o protocolo de adesão, haverá um processo de ratificação pelos países membros da Aliança. Os nossos aliados estão esforçando ao máximo para alcançar uma solução neste processo. Delegações da Suécia e da Finlândia estiveram na Turquia, partilhamos de forma escrita as nossas preocupações e expectativas. Eles entregaram-nos um documento. Ainda não nos parece suficiente."  


CEREAIS BLOQUEADOS

O ministro turco dos Negócios Estrangeiros tratou com a ministra britânica, Liz Truss, sobre a necessidade de criar um sistema para permitir a colocação nos mercados mundiais das toneladas de cereais bloqueados na Ucrânia, face à invasão russa. A ministra advertiu que "é urgente que se tomem medidas durante o próximo mês, antes da nova colheita. Se este problema não for resolvido, é provável que ocorra uma enorme fome mundial". A Turquia, Egito, Paquistão, Filipinas e outros países correm sério risco de crise alimentar, porque importadores de alimentos e sujeitos a risco de perturbações sociais. Os analistas dizem que a própria Rússia pode ser incluída neste grupo, porque enfrenta elevado risco de perturbações alimentares.      

Salvador, 23 de junho de 2022.
   Antonio Pessoa Cardoso
         Pessoa Cardoso Advogados.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário