Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXVII)

UCRANIANOS RETOMARAM PARTE DA CIDADE

Os russos direcionaram todas as suas forças para conquistar o território de Sievierodonetsk, depois da resistência dos soldados ucranianos em Kiev e região. Os combates estão violentos face a superioridade militar da Rússia, mas os ucranianos conseguiram recuperar 20% do território ocupado pelos russos em Sievierodonetsk, município industrial do país. A cidade foi bombardeada e arrasada com a invasão pelos carniceiros russos, que programaram controle total de Luhansk, uma das províncias que Moscou reivindica com apoio de separatistas. O instituto Study of War escreveu que Vladimir Putin está "atirando homens e munições contra Sievierodonetsk, como se tomá-la fosse vencer a guerra para o Kremlin. Ele está errado".  

MORTO MAIS UM GENERAL RUSSO

O general russo Roman Kutuzov morreu no leste da Ucrânia. É o nono general que morre em combate na Ucrânia. Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Grã-Bretanha noticiou que a Rússia sofreu perdas significativas entre oficiais de médio baixo escalão. 

BLINDADO PARA UCRÂNIA

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou a remessa de foguetes, artilharia pesada, para a Ucrânia e, no âmbito interno, foi alvo de voto de desconfiança, mas na noite de hoje parlamentares conservadores vão reunir para dar-lhe um voto de confiança. Os foguetes, M270, segundo Johnson, no Twitter, são capazes de disparar até uma distância de 80 quilômetros. Declarou ele: "Não podemos ficar parados enquanto a artilharia russa de longo alcance arrasa cidades e mata civis inocentes".   

RUSSOS SENTEM APERTO

Já começam a aparecer sinais como resultado das sanções promovidas pelos países do Ocidente e Estados Unidos contra Moscou. Lojas são fechadas, face à interrupção das cadeias de suprimentos. O desemprego permanece em 4%, com o emprego caindo no percentual de 28% em abril, mas em alguns segmentos, como bancos, marketing a queda é de 40% a 55%; a inflação já atingiu 17,8%, apesar de em processo de desacelaração. Na TV você não ouve notícia real do que está acontecendo. O número de pessoas em licença aumentou de 44 mil em março, para 138 em maio. Lojas de shoppings, no percentual de 20%, fecharam. Economistas acreditam que a situação tende a piorar, incluindo a queda do PIB que poderá alcançar 10% e o desemprego mais que dobrando.  

GUERRA PODE DURA MAIS DE UM ANO

O professor de Relações Internacionais da Universidade Veiga de Almeida Tanguuy Baghdadi, em entrevista, assegurou que a guerra da Rússia contra a Ucrânia pode demorar por mais de um ano e a Rússia permanecerá isolada por 10 a 20 anos. Desde o início da guerra, em fevereiro, Kiev contabiliza em torno de 20% do território do país ocupado e baixas de soldados de 100 por dia, além de cidades destruídas e 14 milhões de pessoas que deixaram suas casas. Com tudo isso, a Rússia sente a perda de seus generais e surpreende com a resistência dos ucranianos. O professor acredita que a Rússia pode a qualquer momento declarar vitória, pois seus objetivos "são muito difusos, como a desnazificação".   


BRASILEIRO MORTO NA UCRÂNIA
O soldado André Hack Bahi, voluntário na guerra da Ucrânia, foi alvejado e morto num ataque dos carniceiros russos. Ele lutava na Ucrânia desde o mês de fevereiro. A notícia foi dada por outros três combatentes nas redes sociais e os parentes souberam através de outros militares brasileiros. Assim, é o primeiro soldado brasileiro assassinado durante a guerra.     

 

  

Salvador, 6 de junho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário