Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXVI)

RÚSSIA: 20% DO TERRITÓRIO DA UCRÂNIA

Segundo o presidente Volodymyr Zelensky, a Rússia já ocupou 20% do território da Ucrânia, além de quase toda a região de Donbass, que se encontra "quase totalmente destruída". A Ucrânia perde, com a invasão russa, em torno de 20% de todo o seu território; ele declarou na Câmara dos Deputados de Luxemburgo, que esse percentual "é maior que a área de todos os países do Benelux juntos". Zelensky referiu-se à Bélgica, Holanda e Luxemburgo e afirmou que a luta de seus soldados é contra quase todo o exército russo. O presidente ucraniano ainda informou que a Rússia já perdeu mais de 30 mil soldados, o que representa o quantitativo de mortos da União Soviética em 10 anos de guerra no Afeganistão.  

NOVA ARMA FAZ CHOVER FOGO E AÇO QUENTE

A nova arma que o Pentágono liberou para a Ucrânia é máquina que faz chover fogo e aço quentes sobre os alvos. Ela é denominada de Himars, ou seja Sistema de Artilharia de Alta Mobilidade, e é um poderoso lançador de foguetes e mísseis.  

GENRO DE YELTSIN RENUNCIA

Valentin Yumashev, genro do ex-presidente da Rússia, Boris Yeltsin, que governou o país entre 1991 a 1999, renunciou ao cargo de conselheiro de Vladimir Putin, segundo anunciou o Kremlin. Uma filha de Yumashev, postou no Instagran uma bandeira da Ucrânia e escreveu "Não à guerra".  Em março, Anatoly Chubais, da era Yeltsin, também deixou o cargo de enviado especial do Kremlin e em maio um diplomata da Rússia nas Nações Unidas renunciou. Putin herdou de Yeltsin a projeção política, tendo tornado presidente no ano de 2000. 

MAL-ESTAR NO ESPAÇO

O astronauta norte-americano Mark Vande Hey, em entrevista ao jornal Washington Post, noticiou as tensões no espaço face à invasão da Rússia. Os astronautas juntaram-se para assistir a filmes e alguns apresentam personagens de origem russa como vilões. Hey diz que perguntou ao seu colega russo: "O que isso desperta em vocês". O russo respondeu: "É meio assustador quando vemos que todo mundo nos EUA estava retratando os russos como os bandidos".   

PUTIN COM CÂNCER

Relatório de inteligência dos Estados Unidos assegura que o presidente Vladimir Putin, da Rússia, foi submetido a tratamento de câncer avançado no mês de abril, segundo noticiou a revista Newsweek. Além disso, Putin foi alvo de tentativa de assassinato em março. Os russos temem pelos atos do presidente, porque ele está cada vez mais paranóico com seu poder, elevando a tensão com a Ucrânia. O total isolamento de Putin dificulta para a inteligência americana informações mais detalhadas do verdadeiro estado de sua saúde.  

NOVO PACOTE DE SANÇÕES CONTRA A RÚSSIA

Os embaixadores dos 27 membros da União Europeia, reunidos em Bruxelas, aprovaram hoje, 2/6, o sexto pacote de sanções contra a Rússia, pela invasão da Ucrânia. A solução para proibir a importação de petróleo cru e produtos refinados, transportado por via marítima de agora a oito meses foi o meio encontrado para unir todos os membros. Não há impedimento para importação do petróleo pelos oleodutos, possibilitando à Hungria e outros países usar o Oleoduto da Amizade. A exportação de petróleo é a maior fonte de renda dos russos e não pode ser cortada de vez, porque não houve combinação entre países que não conseguem manter sem o petróleo da Rússia. Nesse pacote o Sberbank, principal banco da Rússia, está excluído do sistema global de compartilhamento de informações Swift. O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou novas sanções contra dirigentes do governo, oligarcas e empresas vinculadas ao Kremlin.          

Salvador, 2 de junho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário