Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XVIII)

GENERAL DIZ QUE PUTIN ESTÁ DESESPERADO

O general americano McMaster declarou que "o mundo livre tem a chance de se livrar da Rússia e da China". Em entrevista afirmou: "Acho que a Rússia - e Putin, em particular - está seriamente encrencada". "A Rússia está realmente ficando desesperada - não apenas com essa ação para tentar interditar as rotas de abastecimento, mas também com a tentativa de lançar bases para, talvez, usar armas químicas, o que é preocupante. É um verdadeiro sinal de fraqueza". Disse mais: "O que a China está fazendo é fornecer cobertura para o assassinato em massa de civis inocentes pela Rússia".

PRESIDENTE AGRADECE JORNALISTA

O presidente Volodymyr Zelensky agradeceu à jornalista russa, Marina Ovsyannikova, pelo protesto contra a guerra em uma TV russa. A emissora, que é controlada pelo Kremlin, transmitia ao vivo seu telejornal, quando a jornalista apareceu com um cartaz: "não acreditem na propaganda"; "eles estão mentindo para vocês"; "Parem a guerra". Zelensky declarou: "Enquanto seu país não se fechar completamente para o mundo inteiro, transformando-se em uma Coreia do Norte muito grande, você deve lutar. Você não deve perder sua chance".

INUNDAÇÃO, ARMA DE GUERRA

Os ucranianos usaram singular tática de guerra antiga, consistente em inundar, intencionalmente, terrenos e dificultar os avanços dos tanques russos, em direção a Kiev; é a denominada guerra hidráulica. Essas e outras estratégias dos valorosos soldados e civis ucranianos impedem a invasão da capital, programada há muitos dias. Os russos continuam às portas de Kiev, com coluna de 60 quilômetros de tanques, mas não conseguem chegar a Kiev. A analista Marta Kepe disse ao The Washington Post: "Quando tu estás a defender de um ataque, tratas de utilizar tudo o que tens ao teu alcance. A história mostra que há vários exemplos, desde muros de fortificação, trincheiras, fortalezas e bunkers. Mas também existiram exemplos em que foram utilizados rios, pântanos e linhas de defesa com água".  

JOGADOR DEIXA SELEÇÃO RÚSSIA

O jogador Artem Dzyuba, que tem familiares na Ucrânia, mas reside em São Petersburgo, pediu dispensa da seleção de futebol da Rússia, da qual ele era escalado para capitão. A Rússia está excluída das competições por dois anos. A seleção, apesar de fora do Mundial Qatar2022 poderá disputar jogos de preparação com outras equipes. 

Salvador, 15 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário