Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XLV)

RÚSSIA CONTINUA ATACANDO MARIUPOL

O prefeito da cidade de Mariupol, Vadim Boichenko, declarou hoje que a Rússia quer "varrer a cidade da face da Terra". Disse que o carniceiro está cometendo um genocídio e que, nesses 27 dias de ataque sem parar, ao menos 5 mil pessoas já foram assassinadas pelos carniceiros, incluindo 210 crianças. Afirmou, em entrevista à agência UNIAN: "A tarefa era varrer a cidade da face da terra junto com seus habitantes. Isso é genocídio, não há outra maneira de chamar o que está acontecendo. Hoje a cidade de Mariupol continua sendo uma cidade ucraniana. Nossos militares estão fazendo de tudo para mantê-lo assim no futuro".  

IRPIN RECONQUISTADA

O prefeito de Irpin confirmou a reconquista da cidade. Afirmou: "A nossa Irpin foi libertada do mal de Moscou! Glória à Ucrânia". Assegurou que, nesta tarde, os valorosos soldados ucranianos estavam eliminando os últimos soldados russos e convocou os moradores para retornarem para suas casas. Com isso, as Tropas Russas têm maior dificuldade de invadir Kiev, face ao rio, que os carniceiros nunca conseguiram atravessar.  

MINISTRO RUSSO DIZ QUE ESTADOS UNIDOS É DITADURA

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou que seu país possui uma "democracia autêntica", mas Estados Unidos e União Europeia não dispõem de regimes democráticos, mas autocracias. Declarou que a Rússia está lutando sozinha contra genocidas e nazistas. Lavrov censurou as sanções impostas contra a Rússia e informou que "ditadura" seria o termo mais apropriado para caracterizar os regimes do Ocidente e dos Estados Unidos. Declarou mais o seguidor fiel de Putin: "São descaradamente autocracias, ignorando outros membros da comunidade internacional. Na verdade, "ditadura" seria ainda mais apropriado". É o império do fake news da Rússia. 

PROFESSORES NA UCRÂNIA

Professores da Universidade de São Paulo dormem há 9 dias no subsolo do prédio, onde tem um apartamento, porque era o local mais seguro, quando havia bombardeios. Eles encontram dificuldades para sair do país, num primeiro momento por causa da covid e depois pela proibição com a lei marcial. Trata-se de um casal de docentes de matemática, Kostiantyn Iusenk e Nataliia Goloshchapova que estavam em férias, no país de origem, antes da invasão; ele testou positivo de covid, a mulher permaneceu ao seu lado, e não teve como deixar Kiev. O casal mora em São Paulo há dez anos e, anualmente, visitavam a Ucrânia. Declarou Nataliia: "Os russos não conseguem ganhar do jeito militar e agora eles têm postura de terroristas, fazem terror com pessoas civis". O casal terminou rumando para a casa de uma irmã de Nataliia, em Ternopil, em viagem que, normalmente, leva cerca de sete horas, mas gastaram 22 para chegar ao destino.

Salvador, 28 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário