Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XLIX)

ONU DESIGNA JUIZ PARA APURAR CRIMES DE GUERRA

O juiz Erik Mose, foi designado hoje, pela ONU, para comandar as investigações dos alegados crimes de guerra praticados pela Rússia, na invasão da Ucrânia. Mose foi juiz da Suprema Corte da Noruega, do Tribunal Europeu de Direitos Humanos e do Tribunal Penal Internacional para Ruanda, responsável pela apuração do genocídio no país, em 1994. A ONU anunciou que a comissão montada vai investigar durante um ano "todas as supostas violações e abusos de direitos humanos e violações da lei humanitária internacional, além de crimes relacionados, no contexto da agressão contra a Ucrânia pela Federação Russa".   

PUTIN TEM GUERRA NA UCRÂNIA E NA RÚSSIA

O presidente Vladimir Putin enfrenta a guerra com a invasão da Ucrânia, mas tem, nos limites territoriais de seu país muitos inimigos, porque manifestaram contra a agressão. Datado de 28 de março, o carniceiro afastou quatro especialistas do comitê científico do Conselho de Segurança da Federação Russa. Os conselheiros assinaram mensagem, subscrita por grupo de 126 cidadãos russos e estrangeiros, pedindo o cessar-fogo na Ucrânia e foi o bastante para Putin puni-los com o afastamento do Conselho. Este órgão é consultivo e possui 150 especialistas para assessoras entidade encarregada de preparar decisões presidenciais, assim como orientação em política externa. A população tem-se manifestado contra a guerra, além dos bilionários, que tem sofrido na pela, com as sanções econômicas. 

ESTADOS UNIDOS MANDAM MAIS RECURSOS PARA UCRÂNIA

O presidente americano Joe Biden, em conversa com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu enviar US$ 500 milhões em ajuda orçamentária ao governo da Ucrânia. Além disse, Biden assegurou mais sanções contra a Rússia. Por outro lado, em levantamento promovido pelo Pew Research Center, 72% dos americanos disseram confiar em Volodymyr Zelensky, o maior índice entre todos os chefes de Estado, e 16% não confiam; ouvidos sobre a confiança no presidente russo, somente 6% afirmaram confiar em Putin e 92% não confiam. 

10 MIL SOLDADOS MORTOS

O general americano Tod Wolters, em audiência no Comitê de Serviços Armados da Câmara, declarou que os Estados Unidos acreditam o total de 10 mil soldados russos mortos durante esses trinta dias da guerra da Ucrânia. Afirmou o general: "A ofensiva russa parece estar paralisada. Se as baixas russas não ultrapassaram 10 mil, em breve o farão".  

RUSSOS ESTUPRAM MULHER

O Ministério da Defesa da Ucrânia informou que, em Mariupol, os carniceiros russos estupraram, em revezamento, uma mulher, por vários dias, à vista do próprio filho, de seis anos. A mulher terminou morrendo, face a ferimentos. 

NEGOCIADOR UCRANIANO 

Mykhailo Podolyak, negociador da Ucrânia, nas conversações, em Istambul, manifestou otimismo depois das reuniões de ontem. O governo russo prometeu reduzir os ataques em Kiev e em Chernohiv, mediante a neutralidade da Ucrânia em troca do cessar-fogo e garantias de segurança. O governo ucraniano submeterá as garantias a um referendo nacional, mas somente depois que os russos recuarem.  


FINLÂNDIA PREPARADA PARA GURRA

A Finlândia está preparada para eventual guerra, principalmente pelo fato de possuir fronteira com a Rússia em mais de 1,3 mil quilômetros de extensão. Mais de um terço da população finlandesa é reservista e o país possui "cidades subterrâneas", destinadas a abrigar civis; a Finlândia tem-se preparado para eventual guerra "desde o fim da Segunda Guerra Mundial"; a Finlândia foi eleita, vários anos seguidos, como o "país mais feliz do mundo". A ministra finlandesa dos Assuntos Europeus, Tytti Tuppurainen declarou ao jornal Financial Times: "Preparamos nossa sociedade e treinamos para situações assim desde a Segunda Guerra. Uma ameaça de guerra não nos pegará de surpresa." A Finlândia consegue estocar os principais grãos e combustíveis, por pelo menos seis meses; ademais, os farmacêuticos são obrigados a guardarem remédios e substâncias importadas por dez meses de uso. Os prédios novos são construídos com abrigos antibombas em seu subsolo. De forma que se pode dizer que Helsinki são duas, porque uma na superfície e outra debaixo da terra. Há uma rede de mais de 10 milhões de quilômetros quadrados de túneis em projeto de urbanização, iniciado no ano de 1980.  

Salvador, 30 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário