Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XXXIX)

COMANDANTE É MORTO

Mais um comandante russo é morto na guerra da Ucrânia; o gabinete do presidente Volodymyr Zelensky declarou que o general russo, Yakov Ryezantser, morreu na região de Kherson, em combate. Também o general Olsksiv Arestovych tornou-se o sétimo general morto na guerra. Outro general morto, com a diferença de que este perdeu a vida através de acidente de carro dos próprios soldados russos que causaram a morte do comandante, depois de muitas baixas nas Tropas Russas. Trata-se do coronel Medvechek, comandante da 37ª Brigada de Fuzileiros Motorizados, que foi atropelado pelos soldados. A informação que se tem é de que o carniceiro Vladimir Putin está analisando a possibilidade de concentrar suas forças apenas no Donbas. 

BAIXAS NO EXÉRCITO RUSSO

A Rússia declarou que seu exército perdeu 1.351 soldados na guerra da Ucrânia. Uma semana atrás, o Pentágono assegurou que a baixa nas Tropas Russas iam além de 7 mil. A comparação que se faz é com a guerra do Afeganistão, onde os russos perderam 15 mil soldados, só que em 10 anos de guerra; a Ucrânia completou um mês. O recuo das tropas russas, a morte de vários comandantes mostram que a Rússia está perdendo a guerra, apesar da violência sem limite de bombardeios contra civis, desrespeitando as regras da guerra. O exemplo da carnificina situa-se em Mariupol, onde as Forças Russas devastou a cidade com mísseis; só no bombardeio de um teatro calcula-se que perderam a vida 300 civis ucranianos.

SEQUESTROS E DESAPARECIMENTOS NA UCRÂNIA

Funcionários, jornalistas e ativistas ucranianos estão desaparecidos desde o início da guerra; há casos de reféns. O presidente da Câmara de Melitop, Ivan Fedorov que foi sequestrado pelas forças russas, por vários dias, depois libertado. O pior é que as reservas de água e alimentos na cidade estão quase esgotadas. O Alto Comissariado das Nações Unidos reclamou o desaparecimento de 22 funcionários, posteriormente 13 foram soltos. Matilda Bogner, representante da ACNUDH, na Ucrânia, afirmou que "parece ser um modus operandi nas zonas ocupadas pela Rússia". A ONU está buscando informações sobre cinco jornalistas e três ativistas. 

RÚSSIA PERDE CONTROLE DE PRIMEIRA CIDADE

As Forças Russas, no início do mês, invadiram e ocuparam Kherson, no sul da Ucrânia; passaram a controlar  a estação ferroviária e do porto. Hoje,  o Pentágono noticia que as Forças da Ucrânia tomaram o comando da cidade, primeira que foi dominada pelos russos. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, queixou-se das dificuldades encontradas nas negociações. A delegação russa não quer ceder no cessar-fogo e na integridade territorial da Ucrânia. O carniceiro russo não se intimidou com as críticas de órgãos internacionais, mesmo com as severas medidas econômicas. A Polônia sugeriu que a Rússia seja excluída do G20 e foi apoiada pelos Estados Unidos. 

Salvador, 25 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário