Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XXXIV)

BAIXA NO GOVERNO DE PUTIN

O assessor especial do carniceiro Putin, Anatoly Tchubais, pediu renúncia hoje do cargo, e deixou o país, face a invasão da Rússia à Ucrânia. Tchubais servia de ligação do Kremlin com o Ocidente e era responsável pelos assuntos referentes à mudança climática, mas não suportou continuar com o carniceiro. O conselheiro do presidente é considerado oficial de alto nível e é conhecido como o arquiteto das privatizações na Rússia, na década de 1990. Ele foi quem colocou Putin na politica e pode representar o marco inicial do desmantelamento do governo do carniceiro russo. Antes de assessor especial, Tchubais assumiu cargos importantes em grandes empresas estatais.  

Opositores de Putin que estão no exterior divulgaram um vídeo pela internet, condenando a guerra, a censura militar e a sentença de nove anos aplicada ao blogueiro e líder da oposição Alexei Navalni; como se sabe, Navalni foi envenenado por agentes do governo. O opositor do grupo declarou: "Nós todos representamos diferentes movimentos políticos. Mas criamos um comitê contra a guerra, porque acreditamos que nosso país não precisa dessa guerra." 

POLÔNIA EXPULSA DIPLOMATAS

O serviço de segurança interna e contra-espionagem da Polônia identificou 45 diplomatas russos em trabalhos de espionagem e pediu ao Ministério das Relações Exteriores suas expulsões. Desta forma, foram enxotados do país os 45 espiões, tidos como diplomatas russos. Enquanto isso, o embaixador russo em Varsóvia foi convocado para reunião e poderá também ser expulso; a Rússia já antecipou que adotará retaliações se seu embaixador  for rechaçado.   

15 MIL SOLDADOS RUSSOS MORTOS

A Otan calcula que entre 7 e 15 mil soldados russos já morreram na guerra da Ucrânia. A informação adveio de um oficial do órgão a um repórter de The Voice of America. Se computados os feridos, desaparecidos e capturados, a Rússia sente a falta de 40 mil soldados. A advertência dos Estados Unidos de que o carniceiro pode usar armas de destruição em massa, podendo atingir outros países, deve-se ao insucesso da aventura de Putin. Disse o oficial: "Putin e seu círculo próximo são pessoas absolutamente imprudentes. Eles não se importam com a vida humana. Putin tem um ódio profundo da nossa sociedade, dos nossos valores. A aliança está absolutamente em risco". 

RÚSSIA QUER SER SEDE DA COPA

Parece brincadeira de criança! A Rússia pretende habilitar para sediar a Eurocopa em 2028 ou em 2032, segundo entrevista de um integrante da União Russa de Futebol, Sergei Anokhin, à emissora Match TV. Declarou o dirigente: "Vamos apresentar uma oferta para sediar a Eurocopa de 2028 ou de 2032".  Essa manifestação ocorre depois que os clubes e a seleção russas estão suspensas pela Fifa e pela Uefa, em razão da invasão da Ucrânia. Já apresentaram como candidatos para 2028, o Reino Unido e a Irlanda e para 2032, a Itália. 

Salvador, 23 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário