Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XLIV)

MANDADO INTERNACIONAL DE PRISÃO CONTRA PUTIN

Juristas de várias partes do mundo, no total de 140, publicaram declaração de apoio a um "tribunal especial para a punição do crime de agressão contra a Ucrânia", praticado pelo presidente Vladimir Putin. A Procuradora-geral da Ucrânia já está buscando provas de crimes de guerra cometidos por Putin e pelas Forças Russas; por outro lado, as autoridades judiciais da Alemanha e da Polônia estão promovendo investigações sobre os crimes do carniceiro russo. Na Espanha, um magistrado estuda a emissão de mandados de prisão internacional para todo o círculo íntimo de Putin, semelhante ao que se fez 20 anos com o ex-ditador do Chile, Augusto Pinochet. Também o Procurador principal do Tribunal Penal Internacional abre investigação sobre crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Ucrânia; a Alta-Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, anunciou uma comissão de inquérito do Conselho de Direitos Humanos da ONU, apresentando um dossiê documentando crimes contra a humanidade, crimes de guerra e agressão. E para complicar a vida do carniceira, a contratada pela Rússia no Tribunal Internacional de Justiça renunciou ao cargo dizendo: "Basta. Tornou-se impossível para mim representar um país que despreza a lei tão cinicamente".  

NOVA TENTATIVA DE CESSAR-FOGO

A Turquia, com o presidente Recep Tayyip Erdogan, inicia nova mesa de negociação entre a Rússia e Ucrânia para imediata suspensão da guerra. Ultimamente, a Rússia tem destruído vários pontos de cidades ucranianas com potentes mísseis. O presidente Zelensky já admite ceder em uma das principais reivindicações do governo russo, consistente na adoção de política de neutralidade. 

RUSSOS DEIXAM SLAVUTITCH

O prefeito da cidade de Slavutitch, Iuri Fomichev, declarou que os russos deixaram a cidade, próxima a usina de Tchernóbil. Nessa cidade vivem os trabalhadores da usina nuclear desativada de Tchernóbil. Declarou o prefeito: "Eles concluíram o trabalho que vieram fazer. Vasculharam a cidade, terminaram a missão e deixaram a cidade. Não há nenhum deles aqui agora". Os moradores fizeram protestos contra a presença dos soldados, na cidade. 

INVASÃO DA UCRÂNIA: US$ 565 BILHÕES

A ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Svrydenko, assegurou, hoje, que a invasão da Rússia já custou US$ 565 bilhões, referente a danos ao país; calcula em pelo menos 10 milhões de metros quadrados de moradias danificadas ou destruídas.  

RÚSSIA ATACA KIEV

As Tropas Russas começaram a atacar Kiev, invadindo cidades próximas à capital, segundo noticia o Exército ucraniano. Horas antes, a Ucrânia havia comunicado que "algumas unidades da 106ª Divisão Aerotransportadora Russa foram retiradas do território da região de Kiev para o território da Belarus".

JORNAL RUSSO SOFRE PRESSÃO E RETIRA-SE

O jornal russo Novaya Gazeta, maior veículo de oposição ao governo, dirigido por Dmitry Muratov, ganhador do Nobel da Paz/2021, resolveu fechar temporariamente, diante das pressões que têm sofrido ultimamente. O órgão responsável pela supervisão dos meios de comunicação do país, Roskomnadzor, fez duas advertências ao periódico e a terceira pode implicar em fechamento definitivo do jornal. O Novaya Gazeta, que se dedica à investigação, já teve seis de seus funcionários mortos, desde a fundação, em 1993. O caso que teve maior repercussão aconteceu com a jornalista Anna Politkovskaya, assassinada em 2006, quando preparava um artigo sobre tortura e sequestros na Chechênia.     

Salvador, 28 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário