Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LI)

RÚSSIA ABANDONA AEROPORTO

Os carniceiros russos abandonaram o aeroporto de Hostomel, perto de Kiev, depois de destruírem e matar o prefeito de Hostomel, em ataque. As Tropas parecem que diminuem as atividades de destruição do país e dos assassinatos de civis, mas se isso realmente for concretizado, deve-se às baixas e às dificuldades que eles estão tendo com a resistência dos valorosos soldados ucranianos. 

RÚSSIA PODE SER EXPULSA DO G20

Se depender dos Estados Unidos e do Canadá, a Rússia será alijada do G20. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, declarou que "não pode ser normal ter a Rússia de Vladimir Putin sentada ao nosso lado fingindo que está tudo bem". Os dois governantes defendem a expulsão da Rússia e os líderes do grupo estão discutindo essa possibilidade, apesar de manifestações contrárias, como o Brasil de Bolsonaro, a China que resistem em condenar a Rússia pelas agressões à Ucrânia.

NOVAS SANÇÕES

As novas sanções prometidas contra a Rússia, pelo presidente Joe Biden foram anunciadas hoje e trata-se de punir instituições e pessoas, conforme anunciou o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos: são 21 instituições e 13 pessoas atingidas pelas novas punições; trata-se do setor de tecnologia, inclusive o maior fabricante de condutores do país. A empresa Serniya Engenharia comanda uma rede para burlar as restrições impostas pelo Ocidente, daí a restrição. O Departamento do Tesouro disse que "o exército de russo depende de tecnologias ocidentais importantes para o funcionamento de sua base industrial de defesa.   

BIDEN LIBERA ESTOQUE DE PETRÓLEO

O presidente Joe Biden determinou a liberação de estoques de petróleo de suas reservas estratégias por seis meses, para baixar o preço no mercado; essa medida, liberação de 1 milhão de barris por dia, implica em aumentar a oferta em todo o mundo no percentual de 1%. Isso todavia, é inédito, pois nunca foram jogados no mercado uma quantidade de 1 milhão de barris por dia por tanto tempo, seis meses. Com essa medida, o petróleo caiu 4,6%. 

ZELENSKY PEDE MAIS PUNIÇÃO

O presidente da Ucrânia declarou hoje que o fato de a Rússia não ter sido punida, quando anexou a Crimeia, em 2014, deixou o campo livre para a invasão da Ucrânia. Afirmou que se a Rússia não for parada agora, novos conflitos acontecerão. Essa manifestação deu-se no Parlamento da Austrália. Zelensky diz que a Rússia está concentrando sua atividade militar na região do Donbass, daí a manifestação de retirada de Kiev e Tchernihiv.

PARAIBANA NA UCRÂNIA

Silvana Pilipenko, 54 anos, da Paraíba, que mora na Ucrânia há 27 anos, ficou desaparecida por 27 dias e só foi encontrada nesta semana; ela vivia em Mariupol e o prédio, onde morava foi bombardeado no início do mês do março; depois disto, ela foi para a Crimeia. Pilipeenko, casada com o ucraniano Vasili Pilipenko, viviam com a sogra e mãe deste e estão bem, apesar de "emocionalmente abalados". Silvana, nas redes sociais, falou das dificuldades da população, enfrentando falta de água, de energia elétrica e de alimentos nos supermercados.   

Salvador, 31 de março de 2022.

                                                                            Antonio Pessoa Cardoso
                                                                             Pessoa Cardoso Advogados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário