Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XXV)

PUTIN E MACRON

Depois da conversa do carniceiro com o chanceler alemão, o telefonema de agora foi com o presidente da França, Emmanuel Macron. Em todos os momentos, o carniceiro acusa a Ucrânia de crimes de guerra. Diz que os próprios ucranianos estão atacando ucranianos, apesar das imagens mostrar as investidas russas contra civis, mulheres grávidas, crianças e idosos. Com isso, pode-se perceber até onde vai o carniceiro: acusar a Ucrânia de crimes de guerra? Esta é a arma dos nazistas, propalar alguma mensagem, por mais absurda que seja, para verificar o que vai colher das mentiras. No Brasil, passamos por esta experiência. Aliás, o governo russo fez questão de elogiar o Brasil, porque não segue orientações dos Estados Unidos.

CHINA CRITICA SANÇÕES

Na conversa por videoconferência entre o presidente Joe Biden e o ditador chinês, Xi Jinping criticou as sanções "abrangentes" e "indiscriminadas" do Ocidente contra a Rússia. Jinping afirmou que a China não quer interferir na crise da Ucrânia. O presidente americano pediu à China que "fique do lado certo" e assegurou a Jinping que se a China apoiar a Rússia nos ataques à Ucrânia, com fornecimento de material de apoio, haverá consequências.  

RÚSSIA COMPLETAMENTE ISOLADA

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos noticiou hoje que incluiu uma lista proibida de 100 aviões russos, entre os quais aeronaves operadas pela Aeroflot, AirBridge, Cargo, Utair, Nordwind, Azur Air e Avistar, além do jato privado Gulfstream G650 de propriedade do bilionário Roman Abramovich, porque violaram sanções americanas contra a Rússia, pela invasão da Ucrânia. A secretária de Comércio declarou: "Publicamos a lista para alertar o mundo que não permitiremos que as empresas e os oligarcas russos e bielorrussos viajem com impunidade, violando nossas leis". Há ainda a proibição de aviões fabricados nos Estados Unidos ou compostos com pelo menos 25% de peças de origem americana entrarem na Rússia, sem permissão especial; as aeronaves não poderão reabastecer, passar por manutenção ou receber peças de reposição.

PUTIN SUMIU

Depois do discurso do carniceiro no estádio Luzhniki, em Moscou, celebrando a anexação da Crimeia à Rússia, Putin sumiu, de repente, no meio do discurso exibido pela televisão. Putin elogiava o heroísmo dos soldados russos, nos combates na Ucrânia, quando a TV russa Rossiya-24 passou a mostrar outros momentos do mesmo evento, a exemplo de discursos oficiais e canções populares. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov justificou que a transmissão foi interrompida face a "falha técnica em um servidor".    

OUTRA JORNALISTA RUSSA PROTESTA

A jornalista Anastasiia Lapatina, do "The Kyiv Independent", em seu perfil social, lamentou a invasão de militares russos à vila onde cresceu no interior da Ucrânia; assegurou que agora há casas incendiadas e cadáveres nas ruas. Ela escreveu: "Eu cresci aqui. A casa da minha família está aqui há quase duas décadas. Agora esta vila está ocupada por russos, casas são incendiadas, cadáveres estão nas ruas onde eu costumava andar de skate. Meus três cachorros estão sozinhos em casa. Eu nunca vou perdoar". 

RUSSOS PERDEM SOLDADOS

O Ministério da Defesa da Ucrânia declarou hoje que a Rússia usa de "medidas extremas", depois de perder recursos e pessoal na guerra. O governo ucraniano afirmou: "eles estão realizado uma mobilização secreta", composta de "voluntários" e "mercenários" da Síria. O prefeito de Lviv, Andri Sadovyu disse que os russos destruíram uma fábrica de reparos de aeronaves, que fica perto do aeroporto, bombardeado hoje.  

Salvador, 18 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário