Pesquisar este blog

sábado, 19 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XXVI)

ASTRONAUTAS DESEMBARCAM NA ESTAÇÃO

Os três astronautas russos, Oleg Atmyev, Denis Matveev e Sergei Korsakov desembarcaram na Estação Espacial Internacional, usando roupas amarelas com detalhes em azul, cores da bandeira da Ucrânia; não se informou se foi escolha pessoal deles ou mera coincidência. 

MAIS UM CARRASCO MORTO

O quinto general russo, Andrei Mordvichev,  foi morto, ontem, em combate no aeroporto de Kherson, atingido pela artilharia ucraniana; antes dele, morreu nos arredores de Mariupol, na Ucrânia, o general Oleg Mityaef. Outros três generais foram mortos em combate na Ucrânia, dentre os quais o general Vitaly Gerasimov, perto da cidade Kharkiv, que era o major-general e Andrei Sukhovetsky.

NOVOS ATAQUES

Os russos bombardearam ontem mais uma cidade no sul da Ucrânia, Zaporíjia, matando nove pessoas e ferindo 17, segundo informou o vice-prefeito Anatoli Kurtiev. Os ataques dos carniceiros deram-se com morteiros, tanques, helicópteros e sistemas de foguetes. As agressões dos russos parecem direcionadas para matar civis; é o que ocorreu com as investidas nas cidades de Iev, Lviv e Zaporíjia. Na madrugada de hoje, o bombardeamento deu-se a um quartel militar, na cidade de Mykolaiv, onde "200 soldados dormiam no quartel"; dezenas de pessoas foram mortas. 

DITADOR DE BELARUS ELOGIA PUTIN

O ditador da Belarus, aliado fiel de Putin, que enfrentou grandes manifestações contra seu governo, no ano passado, Alexandr Lukachenko, teceu elogios ao carniceiro Vladimir Putin, assegurando que ele está "em sua melhor forma". Belarus serviu de ponto de partida para a invasão da Ucrânia. O ditador assegurou que seu amigo é uma "pessoa completamente sã e fisicamente saudável - ele é um atleta". Lukachenko, em entrevista a um canal japonês, teceu essas considerações, em resposta ao Ocidente que classificou Putin de irracional. O ditador, tal como Lula e Bolsonaro, afirmam "que está acontecendo no mundo é a monopolização do planeta pelos Estados Unidos". 

UCRANIANA CONQUISTA TÍTULO

Yaroslava Mahuchikh deixou a Ucrânia, quando a guerra tinha começado; ela declarou que "demorei mais de três dias para chegar aqui. Foi uma jornada stressante. Centenas de telefonemas, mudanças de direção, explosões, incêndios e sirenes de ataques aéreos. Eu gostava de pensar que não é mais do que um pesadelo, mas é a realidade do meu país. É a realidade da guerra." Mahuchikh foi disputar, em Belgrado, o título mundial de salto em altura; e conseguiu, tornando-se campeã mundial em salto em altura em pista coberta, com a marca de 2,02 metros. Ela celebrou a conquista, enrolando-se numa bandeira ucraniana e foi bastante aplaudida pelos espectadores na Stark Arena, em Belgrado, onde se deu a competição.   

POLÔNIA PEDE FIM DE TROCA COMERCIAIS

O primeiro-ministro da Polônia, Mateus Morawiecki, pediu à União Europeia que imponha o fim de todas as trocas comerciais com a Rússia. Ele reclama "um bloqueio comercial" por mar e terra "o mais breve possível". Disse mais: "Cortar totalmente o comércio da Rússia forçaria o país a considerar se seria melhor parar esta guerra cruel".

NOBEL DA PAZ PARA ZELENSKY

Uma carta, assinada por 36 políticos europeus, foi encaminhada ao Comitê Nobel Norueguês, pedindo reabertura até 30 de março do prazo para nomeações para o prêmio deste ano, terminado em 31 de janeiro, mas "acontecimentos históricos sem precedentes" justificam. Sugerem o Nobel da Paz para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Está escrito na carta: "O mundo está chocado com as imagens de guerra vindas da Ucrânia. Milhões de famílias vivem agora com medo, as suas casas e meios de subsistência ameaçados pelos bombardeamentos e por um exército invasor. Somos testemunhas da coragem do povo da Ucrânia em resiste a esta guerra travada pela Federação Russa". O Comitê informou que há 343 nomeados para o prêmio deste ano. 

Salvador, 19 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados



Nenhum comentário:

Postar um comentário