Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XXII)

PREFEITO TROCADO POR SOLDADOS

O prefeito Ivan Fedorov, da cidade de Melitopol, só foi liberado, ontem, desde que foi sequestrado pelas Tropas Russas; houve a troca de nove soldados russos, presos pelos ucranianos, todos com idade entre 18 e 20 anos, pela entrega do prefeito. "São crianças", segundo afirmou a assessora de imprensa de Zelenzki Daria Zarivnia. O chanceler ucraniano, Dmitro Kuleba, acusou a Rússia de continuar com sequestro de líderes locais. Oleksandr Iakovliev, prefeito de uma pequena cidade litorânea de Shadovsk, e o vice Iurii Pallukh foram sequestrados.   

A BATALHA EM VOZNESENSK 

Na batalha travada, na cidade de Vozneesensk, 100 soldados russos foram mortos e 30 dos 43 blindados destruídos, além de um helicóptero derrubado, segundo relato de um jornalista do Wall Street Journal. O prefeito declarou: "Todo mundo está unido contra o inimigo comum. Estamos defendendo nossa própria terra. Estamos em casa". O comandante das tropas ucranianas disse que "os russos receberam ordens para entrar, prender e aguardar mais instruções. Mas eles não tinham ordens sobre o que fazer em caso de derrota. Isso eles não planejaram."    

RUSSOS DEIXAM A RÚSSIA

O porta-voz do governo russo, Dmitri Peskov, declarou que muitos russos revelam verdadeira traição, por pedirem demissão de seus empregos e deixarem o país. Já foram presos quase 15 mil manifestantes e outros que protestam contra a invasão à Ucrânia. Disse Peskov: "Em tempos difíceis muitos mostram sua verdadeira essência. E muitos estão se revelando, como dizemos na Rússia, traidores". 

RÚSSIA PRENDE JOGADORA

A Rússia manteve a prisão por dois meses da jogadora de basquete dos Estados Unidos, Brittney Griner, campeã olímpica por duas vezes. A jogadora respondeu em um Tribunal russo, acusada pela posse de cartuchos de vape óleo de haxixe em sua bagagem, em um aeroporto perto de Moscou.

ANTIMÍSSEIS NA POLÔNIA

O secretário de Defesa Britânico, Ben Wallace, declarou que o Reino Unido irá implantar sistema antimísseis de médio alcance, na Polônia, visando protegê-la de possível agressão russa em seu espaço aéreo. Assegurou que "a Polônia carrega grande parte do fardo das consequências desta guerra", daí porque o país merece ajuda. 

REFUGIADOS: 3,2 MILHÕES

A ONU informou que, desde o dia 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, o número de refugiados, buscando a Polônia e outros países,  situa-se em 3,2 milhões; deste total 2 milhões deixaram para abrigarem na Polônia; só nas últimas 24 horas, mais de 100 mil deixaram o país, fugindo das agressões russas, que não escolhe o alvo e mata crianças, grávidas, idosos e destrói tudo que encontra na Ucrânia.   

TENISTA VOLTA PARA A GUERRA

O ex-jogador de tênis ucraniano, Alexandr Dolgopolov, estava na Turquia, quando a guerra começou; submeteu-se a treinamento para atirar, viajou até a Croácia e daí rumou para Kiev para lutar contra os russos. Dolgopolov diz que "antes eram raquetes e cordas (de raquete), agora é isso", exibindo armas e equipamento militar.

ABRIGADOS EM MARIUPOL

Um teatro, que serviu de abrigo antiaéreo para 500 pessoas, foi bombardeado pelas Tropas Russas, matando inclusive crianças. Imagens mostram o teatro com a palavra "crianças". Os ucranianos ainda buscam sobreviventes nos escombros, deixados pelos fortes bombardeios. Interessante e intrigante é que a Rússia, mesmo com a exibição de imagens, nega todo tipo de ataque. O ministro das Relações Exteriores declarou: "As Forças Armadas da Rússia não bombardeiam cidades". Mariupol, cidade de interesse estratégico, porque oferece saída para o Mar Negro, resiste à ocupação total há mais de dez dias. 

Salvador, 17 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados


Nenhum comentário:

Postar um comentário