Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XXXVII)

CABEÇA DE PORCO NA PORTA DE RÁDIO

Segundo a sucursal do Financial Times, na Rússia, foi encontrada uma cabeça de porco, na entrada do apartamento de Alexei Venedikton, editor da Ekho Moskvy, uma das principais rádios do país; na porta do apartamento foi colado um brasão com símbolo da Ucrânia, e estava escrito "porco judeu".

TANQUE RUSSO ATIRA EM CASAL

O desespero, o despreparo, a maldade ou lá não se sabe mais o que toma conta das Tropas Russas. Pois não é que usaram um tanque e dispararam contra um casal de idosos, que estavam no seu próprio carro, na cidade! A ocorrência deu-se no dia 28/2, em Makariv, região norte da Ucrânia e foi registrada por uma câmara de segurança, que fica nas proximidades de Kiev; a divulgação foi feita pelo jornal New York Times. Pela imagem pode-se ver o veículo trafegando pela rua e o disparo do blindado russo contra o carro do casal.

NOVAS SANÇÕES CONTRA A RÚSSIA

O presidente Joe Biden, na cúpula da Otan, anunciou detalhes de novas sanções a serem adotadas contra o governo russo; assegurou que mais de 300 integrantes do Legislativo serão atingidos pelas novas restrições econômicas. Disse Biden: "Estamos adotando sanções a mais de 400 indivíduos, em alinhamento com a União Europeia. São 300 membros do Duma e oligarcas que alimentam a máquina russa". Afirmou que "Putin está recebendo exatamente o oposto do que esperava como consequência do seu ataque à Ucrânia". Acrescenta prometendo o "comprometimento em oferecer US$ 2 bilhões de dólares em equipamentos militares. Nossos sistemas aéreos e armamentos marítimos estão sendo enviados."   

MINISTRO DEFENDE A RÚSSIA

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, em plena sessão do Senado, teve a audácia de defender o presidente Jair Bolsonaro por ter "demonstrado solidariedade" à Rússia, pouco antes da invasão à Ucrânia. Declarou o ministro: "O Brasil não está de acordo com a aplicação de sanções unilaterais e seletivas. Essas medidas, além de ilegais perante o direito internacional, preservam concretamente os interesses urgentes de alguns países, como o fornecimento de petróleo e gás a nações europeias". O ministro, que só pode pertencer ao clube dos malucos, ainda critica as sanções adotadas pelo mundo contra o carniceiro russo.  

A Assembleia Geral da ONU aprovou há pouco resolução culpando o governo de Vladimir Putin pela guerra da Ucrânia; 140 votos a favor e cinco contra, com 38 abstenções. O Brasil terminou votando a favor do texto, considerando a grande maioria, quase a unanimidade dos votantes, mas defendeu uma resolução que eximisse a Rússia de culpa pela guerra da Ucrânia. 

PUTIN PUNE MINISTRO 

O jornal russo Agentsto noticiou ontem que o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, teria problemas de saúde; as suspeitas, entretanto, é que o carniceiro russo puniu seu ministro, depois dos insucessos das Tropas na Ucrânia. Está escrito na reportagem: "Apesar de ter tido papel central na decisão de Putin para invadir a Ucrânia, Shoigu tem sido mantido fora dos holofotes. A última vez que ele apareceu em público foi no dia 11 de março, quando disse a Putin que a invasão da Ucrânia estava "indo como o planejado". 

Salvador, 24 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário