Pesquisar este blog

sábado, 26 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XLI)

PUTIN NÃO PODE CONTINUAR NO PODER

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em discurso hoje, em Varsóvia, declarou: "Pelo amor de Deus, esse homem não pode continuar no poder". Acrescentou dizendo que "o povo russo não é nosso inimigo" e classificou a guerra do carniceiro como um "fracasso estratégico". O presidente ainda reuniu com ministros ucranianos e chamou Putin de carniceiro e cínico, além de visitar soldados americanos perto da fronteira com a Ucrânia. Putin acusou o filho de Biden de que estava metido com empresa produtora de armas químicas em Kiev. Essa reação do carniceiro é entendida com o preparo de uma fake news para acusar a Ucrânia de usar armas químicas. Nesta viagem de três dias pela Europa, Biden procurou tranquilizar a Polônia, que teme invasão russa, e conversou com outros líderes europeus. Assegurou que um ataque contra um país membro da OTAN será um ataque contra todos do pacto e para os Estados Unidos isso é um "compromisso sagrado". Biden ainda advertiu que se a Rússia usar armas químicas, biológicas ou nucleares, haverá reação da Otan. 

PUTIN ATACA LVIV

O carniceiro russo mandou atacar com foguetes a cidade ucraniana de Lviv, segundo denunciou o governador da região, Maksym Koztskyy. A agressão causou ferimentos em cinco pessoas, além de destruição de depósitos de petróleo e e instalações de defesa. Esta cidade estava preservada, mas foi agredida agora. O governo russo informou que alcançou a primeira fase do seu objetivo e poderá diminuir as ações no país.  

VOLUNTÁRIOS NA UCRÂNIA

A Ucrânia já conseguiu obter a ajuda de 20 mil voluntários de todo o mundo para combater as forças russas. O comandante de 700 militares da Legião Georgiana, Mamuka Mamulascvili, assegurou que questiona as intenções dos voluntários e exclui os "sanguinários" e "extremistas". Declarou o comandante que precisa "de apenas uma motivação... para salvar pessoas civis".

EXPLICAÇÃO DA MORTE DO COMANDANTE RUSSO

O coronel Medvechek, comandante da 37ª Brigada de Fuzileiros Motorizados, não foi atropelado como saiu no noticiário, inclusive aqui, em número recente deste "Rússia x Ucrânia e o Mundo". Na verdade o coronel foi assassinado por integrantes da própria brigada, que comandava. É que faltavam alimentos e combustíveis para os tanques deslocarem e os soldados temeram perder a vida. Assim, um tanque da Brigada, conduzido por soldados russos revoltados, passou por cima do coronel, que foi esmagado, em Kamariv, subúrbio de Kiev.    

AS SANÇÕES CONTRA A ELITE RUSSA

Com as sanções econômicas contra o chanceler Sergei Lavrov, descobriu-se que ele tem uma família paralela e com sinais de riqueza no exterior. O ministro do Exterior da Rússia é considerado um "cão de guarda de Vladimir Putin" e sempre viajava, mais de 60, levando sempre sua amante, Svetlana Polakova, segundo levantamento do oposicionista Alexei Navalny, que está preso por determinação da Justiça russa, manobrada por Putin. Svetlana ainda tem um bom emprego no Ministério, comandado por seu amante. Sergei Lavrov teve sanções dos Estados Unidos, do Reino Unido, da União Europeia, da Suiça, do Canadá e da Austrália. O governo britânico incluiu nas sanções econômicas a enteada, melhor filha da amante, Polina Piakova, de Sergei Lavrov. A descoberta mostrou que Polina, quando fez 21 anos, ganhou um apartamento, em Londres, avaliado em 4,4 milhões de libras. A diretora da Fundação Anticorrupção, Maria Pevchikh, pediu que seja confiscado o apartamento. Outra da elite russa que teve sanções dos Estados Unidos foi Elizaveta Perkova, filha do porta-voz Dmitri Peskov, que possui uma mansão de US$ 7 milhões, alem de relógio de US$ 600 mil. Enfim, a corrupção na Rússia é gigantesca e só apareceu depois da invasão à Ucrânia.       

Salvador, 26 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.
      


Nenhum comentário:

Postar um comentário