Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (L)

RUSSOS PODEM PRENDER AMERICANOS

O Departamento de Estado renovou a advertência aos cidadãos americanos para que não viajem ou deixem o território russo, imediatamente. Alega pela "possibilidade de assédio a cidadãos americanos", por parte das forças de segurança russas, "incluindo detenção e aplicação das leis locais". Já houve um precedente com a estrela do basquete mundial, Brittney Griner, que continua detida na Rússia há mais de um mês; ela foi detida em um aeroporto, sob acusação de carregar um vape que continha óleo de maconha na bagagem. A jogadora pode ser condenada a 10 anos de prisão.   

CESSAR-FOGO EM MARIUPOL

Depois da destruição quase total de Mariupol e de muitas mortes de civis, as Forças russas anunciaram hoje, quinta-feira, um "cessar-fogo" para evacuar civis. Deverá ser aberto um corredor humanitário de Mariupol para a cidade ucraniana de Zaporizhzhia. O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha participação da evacuação dos civis. 

ATAQUE A MYKOLAIV DEIXA MORTOS

Depois dos ataques com mísseis pelos russos contra a cidade de Mykolaiv, foram contabilizadas ao menos 12 mortes e 28 feridos; a ação dos carniceiros destruiu parcialmente a sede do governo da cidade. Na ação criminosa dos russos não houve ataque a nenhum alvo militar e os "habitantes de Mykolaiv não representavam nenhuma ameaça a Rússia. No entanto, como todos os ucranianos, eles se tornaram alvo das tropas russas", disse o presidente Volodomyr Zelensky, em discurso perante o parlamento dinamarquês.   

NINGUÉM ACREDITA NA RÚSSIA

Apesar do anúncio dos carniceiros de redução da atividade militar, a Rússia bombardeou a cidade de Chernihiv, norte da Ucrânia, 280 mil habitantes. O governador Viacheslav Chaus assegurou no Telegram que "Chernihiv foi bombardeada toda a noite com artilharia e aviões", tendo arrasado com infraestruturas civis, além de deixar a cidade sem água e energia elétrica. As duas cidades mais afetadas na região são Mariupol e Chernihiv.  

UNIÃO EUROPEIA EXPULSA DIPLOMATAS 

Países da União Europeia, como Bélgica, Holanda, Irlanda e República Tcheca anunciaram na terça-feira a expulsão de diplomatas russos em seus países, por suspeitas de espionagem, em ação coordenada no contexto da guerra russa. A Bélgica, segundo comunicado no Twitter da ministra das Relações Exteriores belga, Sophie Wilmès, foram expulsos 21 pessoas que trabalhavam na embaixada e no consulado russos. A Irlanda expulsou 4 diplomatas russos, porque "não cumprem com as normas internacionais de comportamento diplomático". A Holanda deverá expulsar 17 diplomatas russos, que atuam como oficiais de inteligência, segundo o Ministério de Relações Exteriores. O fundamento é que essas pessoas "credenciadas como diplomatas, agiam secretamente como agentes de inteligência". A República Tcheca deu 72 horas para um diplomara russo deixar Praga. Declarou o ministro: "juntos com nossos aliados, estamos reduzindo a presença da inteligência russa na União Europeia". A Polônia expulsou 45 diplomatas russos por espionagem. Anteriormente, os Estados Unidos já tinham mandado sair do país 12 diplomatas russos, em Nova York.   

KHARKIV COM SOLDADOS RUSSOS MORTOS

Pelo menos 12 cadáveres de soldados russos estavam espalhados na periferia da cidade de Kharkiv. O Exército ucraniano recuperou o controle de parte da rodovia, diminuindo a ocupação da cidade pelos carniceiros, em combates que "duraram quase três dias para libertar" a rodovia que liga Kharkiv a Chuguyv. Um comandante da 92ª Brigada da Ucrânia disse que "a estrada estava sob fogo das forças russas que mataram civis. Nós os empurramos para trás cerca de dez quilômetros mais ao norte". Documentos dos soldados russos, como identidade, cartões de crédito mostram a composição das Forças russas, jovens nascidos no ano 2000. A vilarejo de Mala Rogan foi recapturado pelos ucranianos. As acusações de estupro pelos soldados russos aparecem em todos os lugares.   

Salvador, 31 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



        Nenhum comentário:

        Postar um comentário