Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XXIII)

MISTÉRIO COM A FORTUNA DE PUTIN

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, é considerado o homem mais rico do mundo. Ninguém sabe sobre sua fortuna, mas o CEO do Hermitage Capital Management, um dos principais fundos de investimento do mundo, com prevalência de investidores russos, em depoimento ao Senado Federal dos Estados Unidos, em 2017, assegurou que Putin teria uma fortuna de US$ 200 bilhões, mais de um trilhão de reais; com esse valor, o carniceiro era, naquela época, o homem mais rico do mundo, bem superior aos bilionários Bill Gates, da Microsoft, ou Mark Zuckerberg, do Facebook. Essa fortuna não se justifica para um homem que sempre esteve vinculado ao estado russo e portanto sem campo para acumular fortunas, a exemplo dos empresários.   

"NÃO ESPALHEM MENTIRAS"

Mikhailo Podolyak, negociador ucraniano, explicou que as principais posições de seu país, nas conversas com os russos são invioláveis. Pediu para que "não espalhem mentiras". O jornal Financial Times divulgou ontem que Rússia e Ucrânia caminhavam para um acordo, enumerando 15 tópicos do alegado acordo em negociação; alegou que a Ucrânia não abdicou da Otan, não se comprometeu em não ter bases ou equipamentos militares estrangeiros em seu território, como informaram. Daí a reação do negociador sobre as mentiras que estão sendo espalhadas. 

PRESIDENTE MANTÉM ACUSAÇÃO A PUTIN

O presidente Joe Biden reforçou o que disse ontem, quando chamou Putin de "criminoso de guerra"; hoje Biden tratou o carniceiro de "ditador assassino" e de "marginal". A Rússia ataca, mata e desembarca na ONU para negar as investidas contra o povo desarmado; assim aconteceu no teatro Mariupol, quando matou civis e crianças; o fato foi reproduzido com o ataque a uma maternidade. 

PORTUGAL MUDA LEI QUE FAVORECIA BILIONÁRIO RUSSO

Depois da cidadania suspeita concedida ao bilionário russo Roman Abramovich, dono do clube de futebol Chelsea, o governo português endureceu as leis que concediam a cidadania portuguesa aos descendentes de judeus e sefarditas, compensados pelas perseguições e expulsões da Península Ibérica durante a Inquisição. Lei promulgada pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa dificulta a obtenção da nacionalidade para esse grupo, que recebia o benefício desde 2015, para efeitos de reparação histórica.

MÃE MORRE EM BATALHA

Olga Semidyanova, de 48 anos, médica militar desde 2014, que atuava nos conflitos na região separatista Donbass, morreu em combate, com forças russas. Ela recebeu status de "Mãe-Heroína", porque participar da guerra, tinha seis filhos biológicos e era mãe adotiva de mais seis.  

RÚSSIA PROSSEGUE COM AMEAÇAS

O embaixador russo, na Bósnia-Herzenovina, Igor Kalabujov, ameaçou hoje a Bósnia com o "exemplo ucraniano", se o país decidir aderir à NATO. O fundamento dos carniceiros é que nenhum país, vizinho à Rússia pode participar da NATO, porque, segundo eles, representam ameaça. O embaixador ainda disse que é o Ocidente quem ameaça a Bósnia-Herzegovina e a operação militar na Ucrânia constitui "missão de paz" para "acabar com o nazismo". Assegurou que a Rússia não está em guerra com a Ucrânia, mas é "uma operação militar".  

JORNALISTA RUSSA JUSTIFICA INVASÃO D TV

A jornalista russa Marina Ovsyannikova, que manifestou contra a invasão da Rússia, quando ingressou na sala, onde um canal de televisão apresentava noticiário, disse que "era impossível ficar em silêncio". Ela foi detida, condenada ao pagamento de multa de 247 euros, por "infração administrativa". Posteriormente foi liberada. 

Salvador, 17 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário