Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XLVI)

MINISTRO: ALCANÇOU "OBJETIVO PRINCIPAL" 

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu declarou que o "objetivo principal" do Kremlin foi alcançado. Disse ele: "Os principais objetivos da primeira etapa da operação foram concluídos. O potencial de combate das Forças Armadas ucranianas foi significativamente reduzido, o que permite concentrar nossa atenção e nossos esforços na consecução do objetivo principal - a libertação de Donbas"; haverá redução das atividades em volta de Kiev e de Chernihiv. Afirmou que a força aérea ucraniana e o sistema de defesa aérea foram "praticamente destruídos".

PRÉDIO DO GOVERNO DESTRUÍDO

O prédio da administração regional de Mykolaiv, sul do país, foi destruído por um míssil russo, matando 3 pessoas e deixando 22 feridos, 18 das quais foram retiradas dos escombros. Após a destruição, um comboio dos carniceiros deixaram Kherson na direção de Mykolaiv, etapa inicial para invasão de Odessa. Mikolaiv é uma cidade portuária, com posição estratégica para interesse dos carniceiros, no sentido de tentar isolar a Ucrânia do mar Negro. O governador Vitalii Kim assegurou um lado positivo na agressão, consistente na suspeita de que a Rússia desistiu de tomar a cidade. As Notas do Kremlin sempre desmentem ataques a civis e as mortes dos civis só crescem. 

GENERAL AMERICANO: DERROTA DE PUTIN

O general americano David Petraeus, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, aventou a possibilidade de os ucranianos deter o avanço das Forças Russas e até derrotar Putin. Assegurou ser fundamental a continuidade no fornecimento de armamentos para os ucranianos, porque a "Ucrânia tem um pouco mais de probabilidade de conquistar essa vantagem, dada a sua determinação, desenvoltura, criatividade e o fato de jogar em casa." Afirmou que é fundamental para a Ucrânia "os sistemas adicionais de defesa aérea (especialmente S-300 e Buk) eficazes mais altas do que os sistemas Stinger". Enalteceu a vantagem dos drones adicionais, reclamou ajuda humanitária e econômica, além de aeronaves.    

REINO UNIDO PREOCUPADO COM ENVENENAMENTO

O governo britânico manifestou hoje preocupação com o noticiário de que o bilionário russo Roman Abramovich, além de dois delegados ucranianos, foram envenenados, durante as negociações de paz entre a Russia e a Ucrânia, no início deste mês, nas cidades de Moscou e em Kiev. Abramovich recuperou logo dos sintomas do envenenamento, mesmo porque a dose não era letal, como explicou um investigador do Bellingcat; informa que se tratou mais de um aviso para o bilionário e para os magnatas russos de possíveis interferências nas conversações. Os oligarcas declararam independência e até censuraram a guerra iniciada por Putin com a invasão. Abramovich atua nas conversações, mesmo sem ser "membro oficial" da delegação russa.    


MERCENÁRIOS DE PUTIN

O Grupo Wagner, denominação dada em homenagem ao compositor favorito de Adolf Hitler, Richard Wagner, tem como responsável Dmitri Utkin, que, no passado, pertenceu à inteligência militar russa e foi soldado das Forças Armadas do país; chama a atenção as tatuagens nazistas que ele carrega no corpo. Utkin foi recebido pelo presidente Vladimir Putin, em dezembro/2016, para ser homenageado aos "heróis da Síria". Financeiramente, o grupo é comandado por um homem-chave do Kremlin, o empresário Yevgueni Prigozhin, amigo de Putin.  

O Grupo Wagner, conhecido pelos críticos com "exército particular de Putin", operou na Ucrânia, quando a península da Crimeia foi anexada à Rússia. Em 2014, na Síria e em países da África. A inteligência militar britânica noticiou que na segunda-feira, 28/3, mais de 1 mil mercenários deste perigoso grupo foram enviados para o leste da Ucrânia. Este Grupo já esteve presente até mesmo na Venezuela, além de muitos outros países. 

Salvador, 29 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário