Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XXXIII)

RUSSOS TOMAM MARIUPOL

Tropas russas invadiram hoje a cidade de Mariupol, que estava sitiada há dias, segundo informações do jornal The Guardian. Continuam no município mais de 200 mil pessoas e os russos já destruíram prédios, hospitais, além de terem matado muitos civis. A cidade é portuária e estratégica, pela sua posição geográfica, daí a aglutinação de forças para furar o bloqueio ucraniano. A agressão maior deu-se em um abrigo, onde estavam mais de 172 pessoas; o gerente da hospedaria, onde Haliana Ivanivna, recebeu 172 pessoas, entre as quais 50 crianças, disse que o prédio foi totalmente destruído. O marido de Ivanivna morreu em combate contra separatistas russos, em 2017, em Donetsk. 

TROPAS BOMBARDEIAM HOSPITAL

As tropas russas continuam bombardeando hospitais; depois de atacarem o hospital em Mariupol, agora foi a vez de um hospital infantil, em Severdonetsk, região de Luhansk, matando uma criança e dois adultos; 7 crianças e 15 adultos foram evacuados após o ataque que derrubou o telhado que pegou fogo. Foram contabilizados 62 ataques a hospitais na Ucrânia, causando a morte de ao menos 15 pessoas e ferindo 37, segundo informes da Organização Mundial da Saúde. Nesses ataques animalescos, foram destruídos 10 hospitais.

ARMAS NUCLEARES

A Rússia poderá usar armas nucleares na guerra contra a Ucrânia. A porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov em entrevista à CNN declarou que seu país operará com armas nucleares se houver ameaça existencial do país. Putin, em 2020, assegurou que a situação de segurança do pais vizinho, Ucrânia, era uma ameaça existencial à Rússia. A conclusão que se tira é que o carniceiro poderá utilizar essas armas se sentir derrota na luta armada.

MINISTRO PREVÊ FINAL DE GUERRA

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitro Kuleba, declarou que os russos perderam a iniciativa no campo e a guerra deverá acabar nessas duas ou três semanas, em acordo que importará em derrota do carniceiro russo. O ministro embasou sua manifestação no fato de a Rússia dispor de "três dias de suprimentos".

NOBEL DE PAZ LEILOA MEDALHA

Dmitri Muratov, ganhador do Nobel de Paz/2021, e editor-chefe do jornal independente Novaia Gazeta declarou que vai leiloar a medalha de ouro e dará todo o dinheiro arrecadado para um fundo de refugiados da guerra da Ucrânia. Muratov condena a guerra e seu jornal foi fechado para evitar censura militar e prisão de seus funcionários. O leilão acontecerá em alguma casa estrangeira, face às dificuldades de ser realizado na Rússia. 

OTAN CONVIDA ZELENSKY

O secretário de Imprensa da Otan disse que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky foi convidado para participar de uma reunião da Aliança Militar Ocidental, a ser realizada na próxima quinta-feira, 24. Zelensky deverá discursar, pedindo mais ações da Otan para impedir os ataques russos contra civis e contra a infraestrutura urbana das cidades bombardeadas. A Otan poderá fornecer maior capacidade de defesa aérea para as forças da Ucrânia ou estabelecer zona de exclusão aérea. O presidente Joe Biden deverá viajar a Bruxelas para participar dessa reunião. 

Salvador, 22 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados



Nenhum comentário:

Postar um comentário