Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XLII)

RUSSOS EXPULSOS

As Forças Ucranianas recuperaram áreas de Trostyanets, na região de Sumy, que estavam em poder dos invasores russos, segundo informe do chefe da Administração Estatal Regional de Sumy, Dmystro Zhyvytskyi. Cidades retomadas: Vilkhivka, 20 quilômetros de Khariv e Poltavka e Malynivka, 100 quilômetros de Mariupol. Os ucranianos festejaram as batalhas pelo significado, considerando tratar-se de regiões estratégicas.  

RÚSSIA QUER TRANSFORMAR UCRÂNIA NUMA SÍRIA

Josep Borrell, responsável pelas Relações Exteriores da União Europeia, assegurou, ontem, que a Rússia quer transformar a Ucrânia numa Síria, que eles devastaram. Declarou Borrell, na abertura do Fórum de Doha, no Catar: "Se um país pode impor força a um vizinho que não o ameaça, tudo o que quer, cometendo crimes de guerra como está a fazer, destruindo um país, fazendo de Mariupol a "Aleppo europeia" e fazendo da Ucrânia uma segunda Síria, então o mundo inteiro está em perigo". Adiante: "Uma das piores consequências que este conflito pode trazer é empurrar a Rússia para a China e criar uma divisão entre o sudeste global e noroeste global".

BRASIL NÃO VOTA PELA RETIRADA DAS TROPAS RUSSAS

O Brasil não assinou numa Resolução da OEA que pede a retirada imediata das tropas russas do território ucraniano. Dos 34 membros da OEA, 24 votaram a favor, nenhum contra e cinco abstenções. A Resolução pede o fim de "atos que podem constituir crimes de guerra". O Brasil absteve, seguindo o governo da Bolívia e as pequenas El Salvador, Honduras, São Vicente e Granadinas. É estarrecedor o grupo no qual o Brasil se posicionou. É a segunda manifestação incompreensível do Brasil, porque em fevereiro também não assinou em outra Resolução da OEA, manifestando contra a invasão da Rússia à Ucrânia. O grupo no qual o Brasil se sustentou dessa vez foi ainda pior: Nicarágua, do ditador Ortega, Cuba, dos Castro, Bolívia e Argentina.  

MAIS VITÓRIAS DA UCRÂNIA

Desde que a guerra começou, a Ucrânia conseguiu tomar dos russos 117 tanques, segundo levantamento do portal investigativo Bellingcat; a Ucrânia,  por sua vez, perdeu 74 tanques. O quantitativo refere-se a dados na internet e podem ser maiores.  

FAKE NEWS NA RÚSSIA

A TV russa é arma do governo para desinformação; os russos pouco sabem sobre a realidade que se tem com a invasão russa à Ucrânia, porque toda notícia passa pela aprovação da inteligência russa. Pois agora, saiu na TV russa imagens de veteranos da guerra, que Putin exige seja chamada "operações especiais" e nessas cenas os veteranos aparecem recebendo medalhas; na verdade, as imagens referem-se a jovens soldados que perderam seus membros durante a guerra da Ucrânia. É o império das fake news!

FORÇAS RUSSAS OCUPAM CHERNOBYL

Forças russas ocuparam na quinta-feira, a cidade de Slavutych, onde vivem 25 mil pessoas, dentre as quais os operários que trabalham na central nuclear de Chernobyl, ocupada pelos russos; o presidente da Câmara esteve detido temporariamente, segundo anunciou as forças ucranianas. A Agência Internacional de Energia Atômica já manifestou "preocupação" com o bombardeio de Slavutch. Os moradores da cidade não se intimidaram com as granadas e as imagens do Telegram mostram dezenas de pessoas em torno da bandeira ucraniana e cantando "Gloria à Ucrânia".   

MOSCOU QUER CERCAR DONBASS

As Tropas Russas deslocaram forças, que estavam em Kharkiv e Mariupol, onde se travam as principais batalhas, em direção à região de Donbass, onde planejam cercar os ucranianos, que lutam em combate nas regiões separatistas, no leste do país. O líder da autoproclamada república separatista de Lugansk, Leonid Paschenik, admitiu a possibilidade de os moradores da cidade serem submetidos a um referendo para aceitar ou não a integração ao território russo. Disse o presidente Volodymyr Zelensky em vídeo: "Estás a fazer tudo para que o nosso povo abandone a língua russa, porque a língua russa será associada, não só a ti, mas às tuas explosões e homicídios, aos teus crimes".

Salvador, 27 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário