Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XIII)

CORREDOR RUSSO PARA RÚSSIA

O governo do ditador Vladimir Putin engana o mundo, através dos alegados corredores humanitários; acontece que essa benesse só é permitida se os ucranianos quiserem ir para a Rússia ou para a Belarus, governada por um fantoche, vinculado a Putin. Com essa oferta, o carniceiro mostra seu instinto animalesco, enganando o mundo, como se fosse um ato louvável, mas impregnado de maldade. É a forma que o governo russo encontra para "manipular a opinião internacional", segundo afirmou a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Irina Vereschuk. A Ucrânia classifica de imoral a pretensão russa. A Rússia ataca de todos os lados, universidades, unidades de saúde, aeroportos, além de prédios residenciais e agora pretende deixar a Ucrânia sem comunicação, através da interrupção de acesso à internet. O número de refugiados que deixa a Ucrânia já ultrapassa 1, 5 milhão, segundos informações da Acnur, agência da ONU. 

EUA AJUDA COM US$ 10 BILHÕES PARA UCRÂNIA

A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou a aprovação de auxílio a Ucrânia, no valor de US$ 10 bilhões; comunicou que na Câmara tramita projeto de lei para proibir importação de petróleo e produtos energéticos russos, além de rescindir relações comerciais normais com a Rússia e com a Belarus e negar acesso da Rússia à Organização Mundial do Comércio.  

RÚSSIA MATA PREFEITO E UCRANIANOS RETOMAM CIDADE

O Exército russo matou o prefeito de Hostomel, Iuri Illich Prilipko, cidade próxima de Kiev, onde está localizado o aeroporto estratégico e militar de Antonov. O prefeito foi assassinado enquanto distribuia pão e remédios aos doentes do município, segundo Nota na página oficial no Facebook. Diz mais: "Ninguém o obrigou a enfrentar as balas inimigas. Ele poderia, como centenas de outros, se esconder em um porão (...) Mas ele tomou sua decisão. Ele morreu por sua comunidade, por Hostomel, ele morreu como um herói". 

A boa notícia de hoje é que Vitaliy Kim, governador de Mykolayiv, no sul do país, anunciou, pela TV, que as forças ucranianas retomaram o aeroporto da cidade. Declarou que "as estradas estão abertas, temos controle das pontes, você pode sair com segurança de Mykolayiv e outras cidades".  

PARANAENSE VAI PARA A GUERRA

O instrutor de tiro de Maringá, Tiago Rossi, 28 anos, residente em Maringá/PR, foi convidado para dar apoio como atirador do exército ucraniano e integrar a Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, unidade militar formada por estrangeiros no combate aos russos. Ele seguirá para a zona da guerra amanhã. Tiago foi entrevistado pelo G1 e disse: "Eu vi o que a Ucrânia está passando. Tenho amigos de outros países lá, lutando por eles. Está muito acima de qualquer coisa. Apenas vou dar meu melhor e usar tudo que sei para defendê-los. Se fosse o Brasil no lugar deles, faria a mesma coisa".  

PAPA CONTRA A GUERRA

O papa Francisco, na Praça de São Pedro,  fez um  duro discurso: "Na Ucrânia correm rios de sangue e lágrimas, não se trata apenas de uma operação militar, e sim de uma guerra que semeia morte, destruição e miséria"; muitas pessoas portavam a bandeira da Ucrânia, enquanto o sumo pontífice falava. Disse mais: "As vítimas são cada vez mais numerosas, assim como as pessoas em fuga, em particular mães com seus filhos. A necessidade de ajuda humanitária neste país martirizado aumenta a cada hora de uma forma dramática". O papa agradeceu aos jornalistas "que colocam suas vidas em perigo". A manifestação do papa representa golpe nas mentiras de Vladimir Putin, que proíbe a imprensa russa de classificar seu ato criminoso de guerra; afirma que se trata de operação especial para "desnazificar" a Ucrânia.  

Salvador, 7 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário