Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de junho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXV)

EE UU E ALEMANHA FORNECEM ARMAS AVANÇADAS À UCRÂNIA

Estados Unidos e Alemanha comunicaram a remessa de armas avançadas, pedidas por Kiev há algum tempo. O modelo Himars a ser entregue a Kiev tem alcance de 80 km, porque Biden negou a versão do que chega a 300 km, considerando que aí poderia haver escalada para a terceira guerra. A Alemanha disponibilizará para a Ucrânia o sistema antiaéreo Iris-T SL, "o mais avançado", capaz de proteger "uma grande cidade dos ataques aéreos russos". A reação da Rússia veio através do porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov: "Acreditamos que os EUA estão adicionando gasolina ao fogo de forma intencional e diligente". O vice-chanceler Serguei Riabkov considerou a medida como "extremamente negativa". Afirmou que há risco de enfrentamento das duas potências. A Rússia pôs em prática o exercício de forças nucleares, além da entrada em serviço de mais um míssil hipersônico em seu arsenal.   

SEVERODONETSK, ÚLTIMA CIDADE IMPORTANTE DE LUGANSK

Não se sabe se as armas modernas prometidas pelos Estados Unidos chegarão a tempo de evitar a tomada da cidade de Sverodonetsk, que está em ataque pesado dos russos contra os ucranianos. O governador da província, Serhii Haidai, declarou que a Rússia ocupa em torno de 70% da cidade. Concluída esta etapa, Putin direcionará para tomar o que resta de Donetsk. 

ZELENSKY PEDE MAIS APOIO

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky pede socorro aos Estados Unidos e ao Ocidente, sob afirmação de que morrem diariamente 60 a 100 soldados ucranianos, com 500 feridos, na luta que se trava na região do Donbass. A situação piora quando se sabe que Moscou promete operar com seu segundo modelo de míssil hipersônico, o Tsirkon, lançado por navios, atingindo até 1.000 km.  

RÚSSIA CONDENA POR FAKE NEWS        

No extremo oriente russo, uma corte em Zalaikalski condenou, pela primeira vez, um cidadão por ter "postado vídeos notoriamente falsos", de conformidade com apreciação inteiramente subjetiva do juiz na consideração de fake news, fundamentalmente sobre a invasão, que assim não se pode falar, mas trata-se de "operação especial", como quer o carniceiro Putin. Piotr Milnikov foi multado no equivalente a R$ 77 mil, porque declarou-se culpado; caso contrário poderia ser punido com cinco anos de prisão. Não se divulgou o conteúdo da notícia, considerada fake news.

UCRÂNIA IDENTIFICA 600 RUSSOS COM CRIMES DE GUERRA

A procuradora Irina Vereschuk declarou que foram identificados 600 russos suspeitos da prática de crimes de guerra e já estão sendo processados 80. A Estônia, Letônia e Eslováquia ajudam a investigar os crimes no conflito do Leste Europeu. O grupo trabalha em parceria com o Tribunal Penal Internacional, que iniciou investigação desde o mês de março. O procurador-geral do Tribunal, Karim Khan, prometeu abrir um escritório, com 42 especialistas, em Kiev, para facilitar o trabalho.  


SUÉCIA E FINLÂNDIA MUDAM LEIS

A Suécia e a Finlândia promoverão mudanças de leis para que a Turquia reaprecie o veto de entrada dos dois países na Otan, atendendo assim às demandas do presidente Recep Tayyip Erdogan. A acusação dos turcos é que Suécia e Finlândia abrigam pessoas vinculadas a grupos, considerados terroristas. Essas providências são necessárias para obtenção da unanimidade no acesso dos dois países à Otan.

Salvador, 1º de junho de 2022.

                                                                          Antonio Pessoa Cardoso
                                                                              Pessoa Cardoso Advogados.    




Nenhum comentário:

Postar um comentário