Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XVIII)

PERIGO DE RADIAÇÃO NA EUROPA

A empresa Energoatom, responsável pela manutenção das usinas nucleares da Ucrânia, comunicou que a estação de Zaporizhzhia está sem energia elétrica, face ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia; assegura que esse cenário pode causar esquentamento do combustível nuclear estocado e emitir radiação pela Europa. Informa que a linha de transmissão de energia entre a usina nuclear e a capital Kiev foi danificada pelos russos. A Energoatom adverte também sobre o perigo de os funcionários receberem dose perigosa de radiação; a empresa ainda diz que se torna impossível os reparos para restabelecer a eletricidade, em virtude dos combates na região. Os funcionários estão em situação estressante, porque permanecem na atividade desde a invasão russa.  

RÚSSIA QUER MATAR ZELENSKY

A Rússia mantém o plano de assassinar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se consideradas as tentativas em mais de 12; "todos os sabotadores estão a ser eliminados pelo caminho", segundo assegurou o chefe de gabinete do presidente. Mikhail Podolyak afirma que recebe constantes informações dos serviços de inteligência acerca de infiltração dos mercenários no "quarteirão do governo". Elogiou a rede poderosa de inteligência e contra-inteligência do país. Disse que são rastreados "tudo, e todos esses sabotadores". Afirmou Podolyak que a "inteligência ocidental está certa em dizer que o principal alvo de Putin é Zelensky".

UNIÃO EUROPEIA COM MAIS SANÇÕES

Os embaixadores dos 27 países da União Europeia aprovaram "novas sanções a dirigentes e oligarcas russos e membros das suas famílias, implicados na agressão contra a Ucrânia"; o alvo, além dos 14 oligarcas, são três bancos da Bielorrúsia, que foram excluídos das transações interbancárias internacionais. Esses bilionários movimentam indústrias metalúrgicas, agrícolas, farmacêuticas, de telecomunicações e digitais. Até o momento foram aplicadas medidas restritivas em 862 pessoas e 83 entidades. A presidência francesa da União Europeia anunciou acordo para fazer sanções, visando o setor marítimo.    

ONU INFORMA MORTES NA UCRÂNIA

A ONU publicou hoje o balanço da catástrofe promovida pela Rússia na Ucrânia; foram contabilizados ao menos 516 civis mortos, dos quais 37 crianças, e 908 feridos; a entidade alerta que os números poderão ser maiores. As baixas mais acentuadas foram localizadas em Donetsk e Lugansk, regiões separatistas, controladas pela Rússia. As tropas do carniceiro atacam com tanques área residencial em Mykolaiv, de conformidade com vídeos divulgados pelas redes sociais, nos quais se ouvem civis gritando. Alto funcionário da Defesa dos Estados Unidos declarou ao jornal britânico The Guardian sobre as evidências do uso do "dumb boms", denominada de "bombas estúpidas", que não são guiadas por alvo preciso. Além dos vídeos, são exibidas fotos, publicadas pelo fotógrafo ucraniano Oleksiy Matsuka, no Twitter, desmentindo o governo Putin e mostrando a verdadeira carnificina, praticada pelos soldados russos. 

GLOBO BOICOTA A RÚSSIA

A Globo suspendeu novas produções brasileiras para importações para a Rússia, face à guerra. A Globo mandava conteúdos como filmes, séries e animações e recebia também da Rússia. Tudo isso foi suspenso, face à invasão de Ucrânia. Do Brasil para a Rússia eram mandadas novelas e séries, suspensas por tempo indeterminado. A Rússia exibe no momento as novelas da Globo "Por Amor", de 1997, "O Clone", de 2001, de Glória Perez. Lucélia Santos é uma das brasileiras mais conhecidas na Rússia, em razão das novelas.   

Salvador, 9 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário