Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (VIII)

USINA NUCLEAR ATACADA

A Rússia, na ocupação da Zaporizhzhia, destruiu o prédio administrativo da Usina Nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, nas proximidades da maior usina nuclear da Europa. Os especialistas classificaram a ação dos militares como altamente irresponsável, mesmo em situação de guerra. Só não houve um desastre, porque a usina ucraniana é bem mais segura que a de Chernobyl, mas o impacto equivaleria a 10 vezes o que houve com a Chernobyl. A usina foi construída entre 1984 e 1995 e tornou-se a maior da Europa e a 9ª de todo o mundo. A Agência Internacional de Energia Atômica declarou que foi a primeira vez de uma guerra em um país com rede de energia nuclear grande. Os especialistas surpreenderam pelo fato de a Rússia colocar como alvo as usinas nucleares.

A Ucrânia tem quatro usinas nucleares com o total de 15 reatores, todas nas proximidades da cidade de Enerhodar. São cinco unidades, sendo que a unidade 1 está em interrupção; as unidades 2 e 3 foram desconectadas do sistema, mas o mecanismo de esfriamento entrou em ação; a unidade 4 está em operação, gerando 690 MW, com capacidade total de 750 MW; as unidades 5 e 6 estão sendo resfriadas.  

ONU CONDENA ATAQUE A CENTRAL NUCLEAR

A ONU, através do Conselho de Segurança, condenou o ataque russo à unidade ucraniana de Zaporizhzhia e considerou grande irresponsabilidade, além de violação às normas humanitárias internacionais. DiCarlo, do Conselho de Segurança disse que "a Ucrânia conhece demasiado bem a devastação que um grande acidente nuclear pode causar. O desastre de Chernobyl, em 1986, é um exemplo duradouro da razão pela qual é vital assegurar que todas as centrais nucleares têm os mais elevados padrões de segurança". O presidente, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de recorrer ao "terror nuclear", buscando repetir a catástrofe de Cernobyl; Boris Johnson, do Reino Unido, acusa Putin de ameaçar a "segurança de toda a Europa".

RÚSSIA FORA DO DOW JONES

O S&P Dow Jones, empresa que controla os índices da Bolsa de Valores de Nova York, deverá remover todas as ações da Rússia de seus índices, a partir da próxima quarta feira, 9/3; a Rússia será desclassificada como mercado emergente. A medida afetará os recibos de depósito russo-americanos, ADRs, isolando ainda mais o país do mundo econômico. O Banco dos Brics também suspendeu empréstimos e financiamentos para a Rússia. Até mesmo os projetos já aprovados foram bloqueados.  

AIRBNB SAI DA RÚSSIA

A empresa de aluguel de imóveis, AIRBNB, decidiu suspender suas operações na Rússia e em Belarus, face a invasão da Ucrânia. O CEO da empresa, Brian Chesky, escreveu no Twitter: "As pessoas estão reservando Airbnbs, na Ucrânia, em que não pretendem ficar apenas para ajudar os anfitriões". A empresa prometeu disponibilizar moradias para 100 mil refugiados da Ucrânia.  

COMANDANTES RUSSOS MORTOS

Três comandantes de alto escalão da Rússia, inclusive o general Andrei Sukhovetsky, chefe de divisão, foram mortos por franco-atiradores, nos embates, na Ucrânia. As tropas russas não conseguiram entrar na capital, em Kiev, seja pela falta de combustível, por pontes explodidas, por planejamento deficiente e pela firme resistência dos ucranianos. Os planos militares da Rússia, diferentemente do que afirma o carniceiro Putin, estão sendo frustrados. Os aviões russos também não têm obtido o êxito esperado.   

RÚSSIA TENTA MATAR ZELENZKY

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, livrou-se de três tentativas de assassinato, por mercenários do Kremlin e das forças especiais da Checênia, ordenados pelo carniceiro Putin, da Rússia. Os "assassinos chechenos foram eliminados", antes mesmo de aproximarem do presidente. O secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Oleksiy, revelou que "espiões russos tinham alertado (Kiev) sobre os planos de assassinato". A notícia é do jornal britânico The Times. 

Salvador, 4 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário