Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XXI)

REVOLTA NO ALTO ESCALÃO DA RÚSSIA

Alguns membros do governo de Vladimir Putin confessaram-se enganados, porque não foram informados sobre a invasão da Ucrânia. A possibilidade de renúncia desses assessores é improvável, porque o castigo, no regime russo, para esse posicionamento é a prisão. Apenas o ministro da Defesa, Serghej Shojgu e o chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Valerij Gerasimov, foram comunicados da guerra desencadeada na Ucrânia. Até mesmo o primeiro-ministro Mikhail Mishustin e seu vice, Andrei Belousov, cuidaram de outras atividades, alheias à guerra. Um historiador, Andrei Zubov, avisa que não haverá surpresa com eventual golpe para derrubar Vladimir Putin.   

MACRON QUER UCRÂNIA NA UE

O presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu, hoje, em Versalhes, a integração da Ucrânia à Europa. Assegurou que "o caminho para Europa está aberto". Disse o presidente francês: "Continuaremos a apoiar a Ucrânia hoje e até o final da guerra. Trabalharemos para reconstruir o que a Rússia destruiu. A mensagem para a população da Ucrânia é que o caminho para a União Europeia está aberto. A Ucrânia demonstrou que merece pertencer à Europa. Os esforços de Geórgia e Moldávia para entrar na União Europeia também estão sendo respeitados". 

MAIS PUNIÇÕES À RÚSSIA

Os Estados Unidos, G7 e a União Europeia prometeram encerrar relações comerciais normais com a Rússia. Joe Biden reivindicou ao Congresso, hoje, a aprovação dessa medida; este é o caminho para o governo impor novas tarifas aos produtos russos, face à invasão da Ucrânia. Essa providência foi anunciada um dia depois que os Estados Unidos proibiram a importação de petróleo russo, a mais lucrativa negociação da Rússia. 

ZELENZKY ESPERA DORROTAR A RÚSSIA

O presidente Volodymyr Zelensky disse hoje que segue o caminho "em direção à vitória". Declarou Zelensky: "Já chegamos a um ponto de virada estratégica. Já estamos caminhando em direção ao nosso objetivo, nossa vitória. Precisamos de tempo, paciência, nossa sabedoria, energia, precisamos fazer nosso trabalho com o melhor de nossas habilidades".

MAIS DE 300 MÍSSEIS DISPARADOS

A Rússia já disparou, desde o início da invasão, em 24 de fevereiro, o total de 328 mísseis contra a Ucrânia, matando muitos civis e destruindo suas habitações, segundo o chefe das Forças Armadas Ucranianas, Valerii Zaluzhnyi. No dia de hoje, sexta feira, um hospital psiquiátrico foi atingindo pelos bombardeios russos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, no estabelecimento de saúde, na cidade de Kharkiv, nordeste da Ucrânia, estavam mais de 300 pessoas, das quais 50 sem possibilidade de movimentar. As avaliações promovidas, depois dos ataques, mostram que, na verdade, o número de pessoas situam-se em 330, incluindo 10 em cadeiras de rodas e 50 sem mobilidade ou com mobilidade reduzida. O bombardeio destruiu o segundo e terceiro andares do edifício. A OMS enumerou o total de 26 ataques a instalações de saúde desde o início da invasão. Anteriormente, um centro hospitalar, na cidade de Mariupol, onde funcionava uma maternidade e uma unidade pediátrica, foi bombardeado, matando três pessoas e 17 gravemente feridas.  

YOUTUBE BLOQUEIA MÍDIA RUSSA NO MUNDO

O YouTube anunciou o bloqueio a seus canais associados à mídia oficial da Rússia, em todo o mundo. A medida deve-se às fake news e desinformação do governo russo de Vladimir Putin, acerca da invasão da Ucrânia. Em Nota diz: "Nossas Diretrizes da Comunidade proíbem conteúdo que negue, minimiza ou banalize eventos violentos bem documentados. Agora, estamos removendo conteúdo sobre a invasão da Rússia na Ucrânia que viola essa política". O comunicado ainda diz que já foram removidos mais 1 mil canais e mais de 15 mil vídeos por violar a "política de discurso de ódio". Foram suspensos todos os anúncios na Rússia. 

UCRÂNIA ENTERRA MORTOS EM VALA COMUM

Em nove dias de guerra, segundo informa o vice-prefeito, Serhiy Orlov, a Ucrânia sepultou, em vala comum, 1,2 mil corpos, apanhados nas ruas da cidade de Mariupol, atacada barbaramente pelas Forças Russas. Entre os mortos, envoltos em lençóis, tapetes ou sacos plásticos, foram registrados alguns que perderam a vida por doenças ou causas naturais. Os bombardeios russos atingiram até o cemitério, interrompendo sepultamentos e danificando um muro. 

Salvador, 11 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário