Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XVI)

RÚSSIA PEDE AJUDA A CHINA

A Rússia pediu à China equipamento militar e apoio na guerra contra a Ucrânia. É que os planos do carniceiro não se confirmaram e os combates já se aproximam de 20 dias, fugindo todas as previsões dos russos, que imaginavam em dois dias vencer a guerra. Os Estados Unidos temem que o apoio da China à Rússia possa atrapalhar esforços dos países do ocidente na ajuda aos ucranianos, através das punições econômicas e do fornecimento de armas. Os americanos preparam-se para alertar às autoridades da China da inconveniência de sustentar os planos de Vladimir Putin, ajudando os russos a contornarem as sanções impostas pelos Estados Unidos e pela Europa.  

BIELORRUSSOS CONTRA A INVASÃO

A maioria dos bielorrusos são contra a invasão da Rússia, segundo o treinador português do HC Meshkov Brest, Nuno Farelo, que deixou o país, quando começou a ofensiva militar. Declarou Nuno Farelo: "As pessoas diziam-me que esta guerra não faz sentido, mas não o dizem publicamente", porque temem a reação do presidente Aleksandr Lukashenko, alidado de Putin, e eleito em pleito fraudulento, em 2020. As manifestações do povo contra Lukashenko tiveram como respostas "campanha "brutal" de repressão, com milhares de pessoas espancadas e até violadas pela polícia". O HC Meshkov Brest foi excluído da Liga dos Campões europeia de andebol e os estrangeiros deixaram a Bielorrussia "o mais depressa possível".   

RÚSSIA CONTINUA ATACANDO CIVIS

As Forças Armadas da Rússia, atendendo orientação do carniceiro Putin, continua atacando civis na Ucrânia. A imagem desse prédio, em Kiev, capital da Ucrânia, sendo bombardeado e matando duas pessoas, além de feridos, mostra bem o objetivo da Rússia nesta guerra, sem nenhuma motivação, salvo a de anexar o país ao seu território. O carniceiro sentindo dificuldades com a resistência dos heróicos soldados ucranianos busca matar civis, imaginando ser o caminho para vencer a guerra.  

O procurador-geral do país assegura que as Forças Russas já mataram 90 crianças, deixando 100 feridas. O maior número de vítimas está nas regiões de Kiev, Kharkiv, Donetsk, Chernihiv, Sumy, Kherson, Mykolayiv e Zhytomyr. 

CHERNOBYL PODE EMITIR RADIAÇÃO 

A Energoatom, empresa estatal de gerenciamento de energia atômica da Ucrânia, divulgou um alerta nuclear, no qual comunica a possibilidade de radiação na Ucrânia e em toda a Europa. Chernobyl, invadida pelos russos, foi desconectada, face aos ataques russos. A falta de energia, que é o combustível nuclear armazenado no local, pode aquecer e emitir a radiação, cabendo ao vento transportar para outros países. Diz o comunicado: "A linha de alta tensão de 750 kV Chernobyl-Kyiv está atualmente desconectada devido a danos causados pelos ocupantes. Assim, a estação de Chernobyl e todas as instalações nucleares da Zona de Exclusão ficaram sem eletricidade. Cerca de 20.000 conjuntos de combustível usado são armazenados na instalação de armazenamento de combustível nuclear usado - 1."  

Salvador, 14 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário