Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XVI)

MCDONAD'S SUSPENDE LOJAS NA RÚSSIA

McDonald's anunciou hoje o fechamento de 850 lojas em território russo, segundo informações da emissora de TV CNBC; comunicou aos funcionários e franqueados que a medida é temporária, tomada depois da invasão da Rússia à Ucrânia. A empresa disse que manterá pagamento a todos os funcionários, além de continuar com os subsídios às instituições beneficentes. O fast food mereceu muitas críticas pelo fato de permanecer em silêncio nessas duas semanas, depois da invasão. As sanções contra a Rússia tornam-se algo semelhante com uma "guerra nuclear econômica". 

ESTADO TERRORISTA PARA RÚSSIA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, proferiu hoje discurso no parlamento britânico, por videoconferência, e foi aplaudido de pé por parlamentares do governo e da oposição; é a primeira vez que um chefe de estado de outro país discursa em Westminster. Ele pediu que o Reino Unido reconheça a Rússia como estado terrorista. Disse Zelensky: "O terror russo é contra o mundo todo". Adiante: "Não vamos desistir. Não vamos perder. Lutaremos até o fim. No mar, no ar. Lutaremos nas florestas, nos campos, nas praias, nas ruas"; a manifestação de Zelensky traz lembrança do discurso de Winston Churchill, na resistência, na Segunda Guerra, 1939/1945. Boris Johnson disse: "Neste momento, somos todos ucranianos".

EMBARGO DO PETRÓLEO RUSSO

O presidente Joe Biden, noticiou hoje o embargo do petróleo russo, além de anunciar o pacote, aprovado pelo Congresso, de ajuda à Ucrânia no montante de US$ 12 bilhões. No pronunciamento enalteceu o patriotismo e determinação do povo ucraniano, apesar de todo sofrimento e perdes desnecessárias de mulheres, crianças e outras pessoas. Afirmou que "Putin está decidido a continuar em seu caminho de morte, não importa o custo. Agora, os alvos são cidades e civis". Assegurou que os Estados Unidos continuarão "fornecendo sistemas de defesa, sistemas de ajuda humanitária". O cancelamento das importações do petróleo russo, que representa apenas 8% das necessidades dos Estados Unidos, atende ao pedido do presidente ucraniano, Voodymyr Zelensky.

O Reino Unido não mais vai importar o crude e produtos petrolíferos russos até o final de 2022; outros países europeus buscam alternativas para posicionar-se sobre a compra do petróleo russo, terceiro maior exportador do produto. 

FORÇAS RUSSAS EMPERRADAS

As forças militares russas mostram-se desesperadas diante das dificuldades encontradas na guerra contra a Ucrânia, principalmente com a morte de muitos companheiros; segundo informa os americanos, os próprios militares russos sabotam seus veículos de combate, com falta de combustível, de comida ou outro motivo para não avançar. O ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, declarou que os soldados poderão ser mais brutais, apesar de a Rússia não está avançando, permanecendo a coluna do norte da Ucrânia, praticamente paralisada. 

Há significativo desencontro sobre as baixas no exército russo; enquanto a Ucrânia afirma que já morreram mais de 12 mil, os russos dizem que perderam em torno de 500 soldados; todavia, o exército dos Estados Unidos assegura que já perderam a vida mais de 3 mil russos; além dessas mortes, os ucranianos abateram aviões, com paraquedistas, helicópteros russos e substancial estragos nos comboios dos invasores. 

GEÓRGIA CONTRA RÚSSIA

Na cidade de Tbilissi, na Geórgia, as manifestações são diárias contra a invasão russa à Ucrânia. A Geórgia foi ocupada pela Rússia em 2008, mas o país tem sido refúgio para opositores da guerra contra a Ucrânia; muitos que residiam na Rússia, retornaram para a Geórgia, porque são contra a brutalidade do carniceiro e não querem ser presos na Rússia. A Geórgia transformou-se em reduto da oposição russa no exílio.

Salvador, 8 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário