Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de agosto de 2025

TRUMP PUBLICA DADOS ERRADOS SOBRE BRASIL

O presidente dos EUA, Donald Trump, citou Brasília em uma lista de “capitais violentas” ao anunciar, ontem, 11, sobre o envio de tropas da Guarda Nacional para Washington. O governo federal assumirá o controle da polícia local para combater o que ele chama de criminalidade excessiva, embora dados apontem queda na violência nos últimos 30 anos.

Trump afirmou que a criminalidade na capital americana superou a de cidades como Brasília, Bogotá e Cidade do Panamá. No entanto, números mostram o contrário: em 2023, o DF registrou taxa de 11 homicídios por 100 mil habitantes, contra 39,86 em Washington. Em 2024, a taxa caiu para 26,6.

O republicano usou dados desatualizados, de 2021, que apontavam 13 homicídios por 100 mil habitantes no DF. Em seu discurso, mencionou outras capitais como Bagdá, Cidade do México e San José, dizendo que não gostaria de viver em lugares assim.

Apesar do discurso alarmista, Washington registrou queda de 30% nos homicídios e tiroteios entre 2023 e 2024, alcançando o menor índice de crimes violentos em 30 anos.

A medida é mais uma investida de Trump para “tomar controle” da capital, administrada pela prefeita democrata Muriel Bowser. Ele prometeu “limpar a cidade”, incluindo a retirada de pessoas em situação de rua, dizendo que as encaminhará para locais “longe da capital”. No domingo (10), publicou na Truth Social que “os sem-teto têm que sair, IMEDIATAMENTE”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário