Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XCI)

BAIXA ENTRE RUSSOS  

Na batalha de Donbass, as forças ucranianas destruíram vários blindados russos; segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido, "desde o início do conflito, a Rússia engajou mais de 120 batalhões, cerca de 65% de toda a sua força de combate terrestre. Mais de um quarto dessas unidades foram incapacitadas para o combate". Agentes de Londres asseguram que a Rússia "levará anos para reconstituir essas forças". 

SANÇÕES SUSPENSAS SÓ DEPOIS DE ACORDO

O chanceler da Alemanha Olaf Scholz afirmou que as sanções impostas à Rússia somente serão suspensas depois que Moscou celebrar acordo de paz com Kiev, cabendo à Ucrânia decidir sobre os termos da paz. O chanceler ainda disse que Putin errou nos seus cálculos de ganhar territórios da Ucrânia e declarar o fim das hostilidades. Assegurou que Putin "não achou que iríamos apoiá-los a resistir por tanto tempo".    

UEFA AMPLIA PUNIÇÃO À RÚSSIA

A UEFA, entidade responsável pelo futebol na Europa, aplicou mais punições à Rússia, consistentes na proibição de times masculinos e femininos de participarem de todos os torneios organizados pela UEFA; não se aceitou também a candidatura da Rússia para sediar a Eurocopa. Caberá a Portugal substituir a Rússia na fase final da Eurocopa feminina de 2022, a ser disputado em junho no Reino Unido. Também os times russos já suspensos da Champions League não participarão do torneio na temporada de 2022/2023. A UEFA ainda anulou a candidatura da Rússia para sediar a Eurocopa, em 2028 ou 2032. Os russos já foram excluídos pela FIFA da participação da Copa do Mundo, em Qatar, em novembro próximo.  

"FALSOS REFERENDOS"

Os ucranianos temem que a Rússia possa realizar "falsos referendos", para anexar regiões ucranianas ao território russo. A cidade de Kherson, vizinha da Crimeia, seria a primeira tentativa, porque está sob controle russo desde o início da invasão. As autoproclamadas repúblicas separatistas pró-Rússia de Donetsk e Lugansk seriam os outros territórios. Essa é advertência formulada pelo embaixador dos Estados Unidos na Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa, OSCE, Michael Carpenter. Assegurou que "a Rússia pretende fabricar referendos em meados de maio", com o objetivo de anexação dessas cidades ao seu território. O diplomata afirmou que não serão aceitas essas artimanhas russas e pediu urgência para providências no sentido de evitar essa manobra russa.  

TROPAS E FORÇAS-PRÓ RÚSSIA EM AZOVSTAL

Segundo informação do porta-voz das forças armadas russas, o regimento ucraniano Azov, no cessar-fogo, retirou civis das caves para "adotar posições de tiro no território e nos prédios da fábrica". O exército russo e as forças pró-russos atacam o complexo siderúrgico de Azovstal, reduto de resistência na cidade de Mariupol. O vice-comandante do regimento de Azov, Sviatoslav Palamar, declarou a um site de notícias da Ucrânia: "Fomos bombardeados a noite toda (...) duas mulheres foram mortas e agora está a decorrer um ataque a Azovstal". Os carniceiros russos, com ajuda da República Popular de Donetsk, usando recursos de artilharia e aviões estão destruindo as "posições de tiro" dos combatentes ucranianos que saíram da fábrica. Os russos estão impedindo a retirada de civis.    


PAPA QUER IR À RÚSSIA

O Papa Francisco pediu ao secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, para enviar mensagem ao presidente Vladimir Putin, informando da disposição do Papa de ir a Moscou. Parolin disse que mandou o comunicado ao Kremlin, mas ainda não obteve resposta; informou qu continuará "a insistir, mesmo temendo que Putin não possa e não queira ter esta reunião agora". O Papa disse que "primeiro, tenho de ir a Moscovo, primeiro tenho de me encontrar com Putin".

Salvador, 3 de maio de 2022.

                                                                          Antonio Pessoa Cardoso
                                                                                  Pessoa Cardoso Advogados.      



Nenhum comentário:

Postar um comentário