Pesquisar este blog

domingo, 29 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXII)

A HUMANIDADE NA IDADE DAS TREVAS 

Mykhailo Podolyak, um dos principais conselheiros do presidente Volodymyr Zelenzky, escreveu no Twitter: "Qualquer autocrata poderia provocar conflitos territoriais, tomar países e exterminar nações"; acrescentou dizendo que "impedir o avanço da Rússia é uma missão de todos os países civilizados". Podolyak declarou que "apenas os bárbaros comparam tragédias. A guerra na Ucrânia não é um conflito local - é a questão de como será o mundo amanhã".  

ZELENSKY EM KHARKIV

O presidente Volodymyr Zelenzky fez sua primeira viagem desde o início da guerra; ele visitou as tropas na linha de frente em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia. Ele declarou: "Vocês arriscam suas vidas por todos nós e por nosso país". Na visita, o presidente distribuiu presentes aos militares.   

UCRANIANOS SÃO PRESOS EM "CAMPOS DE FILTRAGEM"

Os ucranianos capturados pelos russos são presos em "campos de filtragem" ou enviados à força para áreas remotas, segundo noticiou a CNN, sustentada em depoimentos de testemunhas, fontes de inteligência ocidental e organizações de defesa de direitos humanos. Os "campos de filtragem" funcionam para controlar e investigar e essa análise é promovida durante semanas. Os ucranianos enviados para áreas remotas não levam documentos nem dinheiro e alguns simplesmente desaparecem, porque executados pelas tropas russas.   

RÚSSIA DIZ QUE ABRIU MAIS DE MIL INQUÉRITOS

O Comitê de Investigação de Moscou declarou que a Rússia abriu mais de mil inquéritos criminais contra militares ucranianos, visando dados sobre crimes cometidos por militares ucranianos. O Comitê diz que investigadores obtiveram informações sobre russos detidos na guerra que são torturados na Ucrânia; outra afirmação dos russos é de que soldados ucranianos dizem sobre a posição de combate na qual eles eram colocados dentro de escolas, jardins de infância e residências. A Rússia é o antro de fake news daí porque não se pode acreditar em nada que os combatentes de Putin falam.  


TURQUIA IMPÕE CONDIÇÕES PARA ACEITAR SUÉCIA E FINLÂNDIA      

O chanceler da Turquia, Mevlut Cavusoglu, estabeleceu condições para seu país votar pela entrada da Suécia e da Finlândia na Otan. Alega que esses países têm de "cortar o apoio dado ao terrorismo", que são pessoas ligadas aos militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão e os seguidores de Fethullah; a Turquia acusa essas entidades de tentarem golpe contra o presidente Recep Tayyip Erdogan, em 2016. Para a entrada da Suécia e Finlândia há necessidade de apoio de todos os 30 membros da Otan.     

SAIU EM "O ANTAGONISTA"

Putin vai arrepender

A eventual conquista de Severodonestsk vai custar caro para a Rússia

Putin vai arrepender

Reprodução

“Vladimir Putin está infligindo um sofrimento indescritível aos ucranianos e exigindo sacrifícios horríveis de seu próprio povo num esforço para tomar uma cidade que não merece o custo, mesmo para ele”.

O boletim do Institute for the Study of War refere-se à conquista de Severodonetsk, o último bastião ucraniano na região de Luhansk. Uma conquista “desesperada e sangrenta” que, paradoxalmente, pode levar a Rússia à derrota, segundo os especialistas do site.

“A Ucrânia obrigou Putin duas vezes a reduzir seus objetivos militares. Depois da derrota na Batalha de Kiev, ele foi forçado a reduzir seus objetivos militares à captura das regiões de Donetsk e Luhansk. Impedido igualmente de alcançar esse objetivo, ele se concentrou em completar a captura apenas da região de Luhansk. Putin está agora consumindo homens e armas na conquista do último grande centro populacional remanescente naquela região, Severodonetsk, como se tomá-lo fosse ganhar a guerra para o Kremlin. Ele está errado. Quando a Batalha de Severodonetsk terminar, independentemente de qual lado obtenha a cidade, a ofensiva russa, tanto no nível operacional quanto estratégico, terá se esgotado, dando à Ucrânia a chance de reiniciar sua contra-ofensiva (…).

Os ucranianos continuam a receber suprimentos e material de seus aliados, por mais lento e limitado que esse fluxo possa ser. Os russos, ao contrário, continuam a dar sinais de que estão esgotando suas reservas disponíveis de pessoal e de material”.

Manter um território no campo inimigo pode ser mais complicado do que conquistá-lo. Putin vai se arrepender da conquista de Severodonetsk.

Salvador, 29 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário