Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXIII)

ZELNSKY DEMITE CHEFE DE SEGURANÇA

O presidente Volodymyr Zelensky, em visita às tropas de frente em Kharkiv, resolveu demitir o chefe de segurança. O presidente declarou nas redes sociais: "Vim, vi e demiti o chefe dos serviços de segurança da região, porque ele não trabalhava na defesa da cidade desde os primeiros dias desta guerra, mas só pensava em si mesmo". Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, foi devastada pelas tropas russas.     

RÚSSIA MENTE SOBRE GUERRA

O Kremlin investe também com a guerra de desinformação contra a Ucrânia, buscando acabar com a solidariedade internacional e o apoio à Ucrânia. A Rússia é responsável pela falta de alimentos no mundo, porque impede a exportação de cereais pela Ucrânia, além de está bombardeando campos e estoques de grãos e impedir a colheita de trigo e milho. A Rússia mente quando justifica a invasão, porque a Ucrânia é governada por nazistas. Nota de apoio à Ucrânia e desmentido das inverdades russas foram publicados por 35 diplomatas do mundo. 

TROFÉU É VENDIDO E DOADO AO EXÉRCITO

O grupo de música ucraniano Kalush Orchestra, que, recentemente venceu o Eurovision, leiloou o troféu e arrecadou US$ 900 mil, que foi doado a Fundação Prytula, de apoio às Forças Armadas do país. O prêmio recebido e leiloado é um grande microfone de vidro com o logotipo do Eurovision e a empresa Whitebit, especializada no comércio de bitcoins, foi a arrematante.  

MAIS UM JORNALISTA MORTO NA UCRÂNIA

O jornalista francês Frédéric Leclerc-Imhoff foi morto no dia de hoje, segunda-feira, por uma bomba russa que atingiu pessoas em fuga na cidade de Severodonetsk. O jornalista estava em um ônibus, acompanhando a evacuação de pessoas, quando estilhaços da bomba explodiram próximo ao veículo, atingindo e matando Frédéric. Durante esses três meses da invasão russa à Ucrânia, esse é o oitavo jornalista morto em atividade na Ucrânia.  

RUSSOS SEM ACESSO A NETFLIX

Os russos já não podem acessar à plataforma de streaming Netflix, porque a empresa deixou o país, face à invasão russa à Ucrânia. O porta-voz da Netflix confirmou que os russos não tem mais acesso à  plataforma desde a sexta feira. A empresa assegurou, em abril, em carta aos acionistas, que perderá quase 700 mil assinantes, com a retirada da Rússia.  

HUNGRIA NEGA ACORDO PARA NOVAS SANÇÕES

O primeiro-ministro da Hungria, Victor Orbán, negou acordo para novo pacote de sanções contra a Rússia, sob fundamento de que "primeiro deve ser apresentada uma solução e só depois sanções". Orbán acusou a Comissão Europeia de "comportamento irresponsável" com a Hungria e desmentiu compromisso sobre novas sanções. Declarou o primeiro-ministro: "A responsabilidade numa falta de acordo hoje pesa sobre os ombros da Comissão". Os líderes da União Europeia iniciam hoje, em Bruxelas, discussão sobre questões de energia, segurança alimentar e defesa, à luz da guerra na Ucrânia. O presidente Volodymyr Zelensky participará, por videoconferência de reunião na Comissão e lamentou a falta de acordo para o sexto pacote de sanções à Rússia.   


SEPARATISTAS COM PENA DE MORTE PARA SOLDADOS UCRANIANOS           

Os 2300 priosioneiros de guerra da Ucrânia, que estavam na siderúrgica Azovstal, em Mariupol, e se renderam, estão em território da DNR, segundo declarou o ministro da Justiça da autoproclamada república. Ele assegurou que os presos do "regimento Azov é considerada uma organização terrorista e todos serão objeto de inquéritos criminais". Afirmou que "semelhantes crimes são passíveis no nosso território da pena capital, a pena de morte". Os russos querem tratar esses presos como criminosos de guerra e não como prisioneiros de guerra.    

Salvador, 30 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário